Politica

Olavo de Carvalho pede que alunos deixem cargos no governo

A mensagem foi publicada no Facebook na madrugada desta sexta-feira (8/3)

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 08/03/2019 11:06

foto do filósofo Olavo de Carvalho

O filósofo e ensaísta Olavo de Carvalho, o guru do presidente Jair Bolsonaro, convocou, por meio das redes sociais, seus alunos que ocupam cargos no governo a abandonar os postos e voltar aos estudos. A mensagem foi publicada no Facebook na madrugada desta sexta-feira (8/3).

"O presente governo está repleto de inimigos do presidente e inimigos do povo, e andar em companhia desses pústulas só é bom para quem seja como eles", escreveu o ensaísta. Ele também disse que jamais gostou da ideia de que os alunos ocupassem cargos dentro do governo, mas como muitos estavam entusiasmados com a ascensão de Bolsonaro, então, Olavo disse achar "cruel destruir essa ilusão num primeiro momento".

Mais tarde, em outras publicações, Olavo voltou a falar sobre o assunto, dizendo que convocava os alunos a "voltar à reforma da cultura". "O mundo legal e governamental é impotente para corrigir-se a si mesmo", afirmou. Em outra postagem, o ensaísta diz que "tudo o que estão dizendo e fazendo contra os meus poucos alunos que têm cargos no governo é para bloquear a Lava-Jato na Educação".

A "Lava-Jato da Educação" faz referência a uma proposta de Bolsonaro de . Na segunda-feira (4/3), pelo Twitter, o presidente disse que "há algo de muito errado acontecendo: as prioridades a serem ensinadas e os recursos aplicados. Para investigar isso, o Ministério da Educação junto com o Ministério da Justiça, Polícia Federal, Advocacia e Controladoria Geral da União, criaram a Lava-Jato da Educação", escreveu.

Olavo não especificou os "alunos" que desejaria ver fora do governo. Porém, entre os discípulos de Olavo dentro do governo, estão: o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo ; indicado pelo próprio filósofo ao cargo ; e que defende teorias como a do "globalismo"; o ministro da Educação, Ricardo Vélez; e Murilo Resende Ferreira, diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

[VIDEO1]

[VIDEO2]

Repercussão

Na própria publicação, muitos seguidores do filósofo comentaram contrários à ideia. Muitos consideraram que sair do governo deixa o presidente "sozinho", e abre as portas para os "inimigos". A postagem teve mais de 1,6 mil interações, 186 compartilhamentos, e 43 comentários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação