Politica

Primeira negra trans toma posse como deputada estadual em São Paulo

Nascida em Pernambuco e vivendo em SP há 16 anos, a educadora Erica Malunguinho recebeu 55.423 votos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 15/03/2019 22:05
Deputada estadual Erica Malunguinho
Os deputados estaduais eleitos por São Paulo tomaram posse nesta sexta-feira (15/3). Entre os 94 parlamentares que assumiram a cadeira pelos próximos quatro anos, uma destaca-se pelo ineditismo. Erica Malunguinho (PSOL) é a primeira negra trans a ser empossada, em 185 anos da Casa.

Logo após a posse, Erica ; que chegou a ter a história contada por jornais internacionais ; compartilhou uma notícia que exaltava o efeito, escrevendo na legenda que este "não é um dia comum". "Os livros no futuro irão documentar sobre a importância histórica deste dia 15 de março de 2019 para toda a comunidade negra de São Paulo e país afora", enfatizou.

Antes, na semana em que foi eleita, a deputada agradeceu os 55.423 votos recebidos e destacou ter vencido "uma grande batalha, de modo orgânico, sem dinheiro". "Bora se organizar! Não deixemos o ódio vencer [...] Abram os portões", celebrou em texto em que ainda lembrou a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, cuja execução completou um ano nessa quinta-feira (14/3).
[VIDEO1]

Nascida em Pernambuco, Erica vive em São Paulo há 16 anos. É educadora, com mestrado em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP).

Além da posse dos novos deputados, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também elegeu sua mesa diretora nesta sexta. A presidência ficou com o tucano Cauê Macris, que com o apoio da bancada do PT, recebeu 70 votos. Correligionária do presidente Jair Bolsonaro (PSL), a advogada Janaina Paschoal ficou em segundo, com 16 votos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação