Politica

Trump se diz a favor do Brasil na OCDE e pede apoio na questão da Venezuela

Os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro se reúnem nesta terça-feira em Washington. O brasileiro disse se orgulhar de ter 'muito em comum' com o colega americano

postado em 19/03/2019 14:02

Bolsonaro e Trump em reuniãoO encontro entre os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (19/3), na Casa Branca, gira em torno de temas centrais para as duas administrações, como a situação da Venezuela, do lado americano, e a entrada do Brasil na Organização de Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), um dos destaques na pauta da equipe brasileira.

No começo da tarde, os dois presidentes conversaram brevemente com a imprensa. Ao falar sobre o encontro, Bolsonaro elogiou os Estados Unidos e disse ter "muita coisa em comum" com Trump, o que é "motivo de satisfação e orgulho". "Ele quer uma América grande e eu quero um Brasil grande", emendou. "A partir deste momento, o Brasil estará mais do que nunca engajado com os Estados Unidos", completou Bolsonaro.

Em seguida, a maior parte das perguntas foi direcionada ao presidente americano. Em resposta aos elogios de Bolsonaro, Trump também foi categórico: "Nunca estivemos tão próximos quanto estamos agora. Nosso comércio pode ser muito melhor e vai aumentar substancialmente nos dois sentidos", prometeu, sem detalhar quais setores estariam envolvidos.

Trump também disse que está "trabalhando" na questão dos vistos brasileiros. Na segunda-feira (18/3) Bolsonaro decidiu fazer um acordo unilateral de liberação de vistos para turistas americanos no Brasil.

OCDE e Venezuela

Trump também garantiu que, apesar de não poder "falar em nome dos outros países", ele, particularmente, está "apoiando o Brasil a entrar" na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), formada por um grupo de 36 países.

Sobre a questão da Venezuela, Trump voltou a criticar o governo de Nicolás Maduro e não descartou ainda a possibilidade de contar com uma ação militar brasileira. "Ainda não falamos sobre isso, mas todas as opções estão na mesa", afirmou.

A conversa entre os dois presidentes ocorreu em clima amistoso e houve troca de camisas das seleções de futebol dos dois países. Enquanto Bolsonaro ganhou uma da time feminino, com seu nome e o número 19, Trump ganhou uma 10 do time canarinho, com seu nome grafado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação