Partidos de centro e de oposição lançaram, nesta quarta-feira (20/3), a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social. O grupo é contrário à proposta de reforma apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro ao Congresso, mas, de acordo com coordenadores da bancada, a frente deverá apresentar uma proposta de alteração das regras para aposentadoria que possa ser discutida como uma alternativa.
"A reforma, como está, não interessa a ninguém a não ser ao mercado financeiro. O povo brasileiro não quer essa reforma porque o que está sendo proposto para a capitalização é o fim da Previdência. Ataca, inclusive, a seguridade. Queremos fortalecer a Constituição que defende um pacto social", explicou o senador Paulo Paim (PT-RS), um dos coordenadores da frente.
Para o senador, o texto enviado pelo governo "desmonta o projeto social" construído ao longo dos últimos anos no Brasil. Ninguém fez um desmonte como esse", completou. O lançamento da frente parlamentar foi realizado na Câmara dos Deputados ao longo da manhã desta quarta. A composição dela, no entanto, ainda não está totalmente definida.
A bancada deverá formalizar um substitutivo que será apresentado na fase que a reforma for discutida pela comissão especial. A ideia do grupo é contribuir com a discussão e não apenas criticar a proposta governista.