Politica

Bolsonaro viaja ao Chile na quinta e se reunirá com líderes sul americanos

No sábado, Bolsonaro fará uma visita oficial ao presidente chileno, em um encontro bilateral

Gabriela Vinhal
postado em 20/03/2019 19:49
Jair Bolsonaro
Um dia após chegar dos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro já tem uma nova viagem confirmada para essa quinta-feira (21/3). Trata-se de uma visita oficial ao Chile, em que contará com a comitiva presidencial mais uma vez. Viajarão com o chefe do executivo brasileiro o chanceler Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Wagner Rosário (Controladoria Geral da União), e, novamente, o filho do presdiente, o deputado Eduardo Bolsonaro, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. A primeira-dama, Michele Bolsonaro, contudo, declinou da viagem nesta quarta-feira (20/3).

[SAIBAMAIS] Sem a esposa, Bolsonaro comemorará o aniversário no país vizinho. O voo sai do país às 14h e tem previsão de chegada às 16h em Santiago, no horário local. Segundo o porta-voz da Presidência, general Otávio Santana do Rêgo Barros, o presidente continuará com a rotina de transmissão ao vivo no Facebook. Uma delas, inclusive, já está marcada: ocorrerá às 19h de quinta-feira (horário local), antes de ser recepcionado com um jantar na casa do embaixador brasileiro na cidade. "Não sei o cardápio que será oferecido. Mas é possível que ele tenha que soprar velas", disse Rêgo Barros à imprensa.

Na sexta-feira (22/3), Bolsonaro participará da cúpula presidencial sobre a integração sul americana, um dos principais motivos para a visita. Além dele e do presidente anfitrião, Sebastián Piñera, estão confirmados no evento, os chefes de Estado do Peru, da Argentina, do Paraguai, da Colômbia e do Equador. "O propósito é criar um novo marco na América do Sul para melhor cooperação e integração livre de ideologias, aberto a todos e 100% comprometido com a democracia e os direitos humanos;, pontuou o porta-voz.

No último dia de viagem, no sábado (23/3), o líder brasileiro fará uma visita oficial Piñera, em um encontro bilateral ; o segundo objetivo da viagem ;, que, na ocasião, serão formulados memorandos de várias áreas, que ainda não foram informados pelo Planalto. No fim do dia, Bolsonaro e a comitiva retornarão ao Brasil.

"As relações entre Brasil e Chile se caracterizam pela amizade, pela reciprocidade e pelo dinamismo do intercâmbio comercial e empresarial. O presidente Piñera foi um dos primeiros a congratular Bolsonaro após o resultado das eleições. Na oportunidade, o nosso presidente prometeu que visitaria aquele país com prioridade;, destacou o porta-voz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação