Politica

Defesa tenta a primeira cartada para soltar o ex-presidente Temer

Advogados tentam obter no Tribunal Regional Federal da 2ª Região a liberdade do cliente. Caminho, no entanto, pode incluir o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal

Renato Souza, Bruno Santa Rita - Especial para o Correio
postado em 22/03/2019 06:00
Temer foi levado ao aeroporto de Guarulhos, de onde embarcou para o Rio, sob forte esquema de segurança
Com a prisão do cliente, a defesa do ex-presidente Michel Temer (MDB) começa uma batalha na Justiça. A detenção do emedebista diz respeito a apenas um dos 10 inquéritos que ele responde desde que deixou o Planalto, em dezembro do ano passado. O caminho a ser percorrido pelo processo é longo e envolve além de Marcelo Bretas, na 7; Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Federal da 2; Região e o Supremo Tribunal Federal.

A defesa de Temer já entrou com pedido de habeas corpus no TRF-2. O recurso foi distribuído para o desembargador federal Ivan Athié. De acordo com o tribunal, o magistrado ficará responsável por analisar a questão por prevenção, já que se trata de caso conexo com a Operação Pripyat, que é de relatoria dele.

De acordo com a advogada constitucionalista Vera Chemim, os recursos da defesa de Temer podem chegar ao Supremo em pouco tempo. Ela acredita, inclusive, que a evolução dos pedidos deve ser semelhante à ocorrida no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Chemim explicou que primeiro deve ser superada a segunda instância. ;Caso o desembargador negue o habeas corpus, a defesa pode pedir um agravo, que será julgado pela turma do mesmo desembargador;, explicou.

A advogada esclareceu que, caso o pedido seja negado pelo colegiado, a defesa tem duas opções. Na primeira delas, os advogados do ex-presidente podem levar o recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A outra hipótese é abrir um recurso extraordinário e, ao mesmo tempo, fazer pedido do habeas corpus tanto para o STJ como para o Supremo Tribunal Federal (STF). ;Normalmente, vai primeiro para o STJ e, depois, para o STF, senão, a defesa pode optar por enviar recursos simultaneamente aos dois;, ressaltou.

Chemim acredita que, ao chegar ao STF, o recurso cairá nas mãos do ministro Luís Roberto Barroso, uma vez que ele foi relator do caso da distribuição de propina no Porto de Santos, que inclui Temer. Ela ressaltou que, como o ex-presidente está envolvido em várias investigações diferentes, é possível que o relator seja diferente, a depender do inquérito analisado. ;A dúvida é se o caso vai cair no Barroso ou se será decidido aleatoriamente por meio de sorteio;, frisou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação