Politica

Temer fica em silêncio em depoimento à Polícia Federal

O amigo pessoal do ex-presidente, Coronel Lima, também adotou a estratégia de ficar em silêncio em seu depoimento

Agência Estado
postado em 22/03/2019 18:17

Temer

O ex-presidente Michel Temer (MDB) se reservou ao direito de ficar em silêncio em depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira (22/3). O emedebista está preso desde o dia anterior, na sede da PF do Rio, no âmbito da Operação Descontaminação, braço da Lava Jato no Estado. O desembargador do Tribunal Regional Federal da 2; Região, Antonio Ivan Athié, determinou a inclusão do pedido liminar de liberdade do ex-presidente na pauta da quarta-feira (27/3).

[SAIBAMAIS]Já o ex-ministro Moreira Franco (Minas e Energia) não escolheu o silêncio como estratégia de defesa. Ele respondeu às perguntas da PF e, segundo seu advogado, Antonio Sérgio de Moraes Pitombo, "evidenciou ponto a ponto como as conjecturas são absurdas".

Com a mesma estratégia de defesa de adotada por Temer, seu velho amigo de mais de 40 anos, o coronel reformado da PM de São Paulo João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, também ficou em silêncio nesta sexta-feira (22/3), na Polícia Federal no Rio.

Coronel Lima preferiu se manter calado no depoimento que prestaria no inquérito da Operação Descontaminação - desdobramento da Lava Jato que atribui a Temer o papel de líder de organização criminosa.

Por meio de sua defesa, o militar disse que se reservava ao direito de permanecer em silêncio até que tenha acesso à íntegra dos autos.

Coronel Lima está preso em uma unidade da Polícia Militar de Niterói, no Rio.

Investigações

A investigação que levou Temer à prisão preventiva mira supostas propinas de R$ 1 milhão da Engevix. Também foram detidos preventivamente o ex-ministro Moreira Franco (MDB), e seu amigo João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima. Tiveram a prisão decretada ainda outros 8 sob suspeita de intermediar as vantagens indevidas ao ex-presidente.

Esta não é a primeira vez que o emedebista silencia diante das autoridades em investigações. Ele se recusou a responder várias indagações da Polícia Federal em duas investigações alegando ora, "hostilidade" da autoridade policial, ora "descabimento" das questões abordadas. O ex-presidente foi inquirido a prestar esclarecimentos no inquérito dos Portos, que resultou em denúncia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e em investigação da Odebrecht em que a PF atribuiu a ele indícios de corrupção.

Defesas

Em nota, o advogado Antonio Sergio Moraes Pitombo, que defende o e-ministro, afirmou que "Wellington Moreira Franco prestou depoimento e refutou, ponto a ponto, as conjecturas e presunções usadas pelos Procuradores. Se houver interesse pela verdade, o caso tomará outro rumo."

A defesa de João Baptista Lima Filho informou que não foi prestado depoimento na data de hoje (22/03), uma vez que ainda não foi obtido o necessário acesso à integralidade das investigações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação