Jornal Correio Braziliense

Politica

Porta-voz: mudança de embaixada para Jerusalém ainda é possibilidade

O governo brasileiro anunciou ontem que decidiu estabelecer um escritório em Jerusalém para a promoção do comércio, investimento, tecnologia e inovação

Jerusalém ; O presidente Jair Bolsonaro não descarta a possibilidade de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, segundo o porta-voz da Presidência da República, o general Otávio Rêgo Barros. ;Nosso presidente continua avaliando essa possibilidade (de mudança da embaixada). O escritório será conduzido por pessoas não ligadas a carreira diplomática;, afirmou o porta-voz na noite deste domingo (31/03) em briefing no hotel onde o presidente está hospedado para a visita oficial de quatro dias ao estado israelense. Mais cedo, Bolsonaro anunciou a criação de um escritório em Jerusalém para a promoção do comércio, investimento, tecnologia e inovação.

;Essa possibilidade continua sendo avaliada mas, no momento, isso não foi o que decidimos e não foi colocado à mesa (nas conversas bilaterais);, disse ele, acrescentando que ;não há o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.

O governo brasileiro anunciou ontem que decidiu estabelecer um escritório em Jerusalém para a promoção do comércio, investimento, tecnologia e inovação. Essa mudança, em vez da transferência da embaixada para escritório que tem um status político inferior ao de uma representação comercial foi uma ;decisão unilateral do presidente;, segundo Rêgo Barros. ;O escritório de Jerusalém não tem status diplomático e vai tratar dos temas que foram apresentados na declaração. Será criado um escritório aqui para que os temas citados sejam desenvolvidos em Jerusalém;, afirmou.

Ao ser questionado sobre se o presidente pretende ir à Palestina também durante a visita a Israel, o porta-voz afirmou que ;não está no programa;. Contudo, ele admitiu que o governo pretende visitar ;vários países; e que Bolsonaro irá ;onde houver interesse do lado brasileiro;. Ele não descartou uma ida do presidente à Palestina e disse que o Ministério das Relações Exteriores vai se colocar à disposição para futuras viagens do presidente.

As declarações de Rêgo Barros ocorreram durante o balanço do primeiro dia da visita de Bolsonaro a Israel. ;O primeiro dia foi marcante pelos aspectos iniciais da própria chegada do presidente com uma recepção de um grande estado reconhecido com honras", disse.