Politica

Bolsonaro sobre embaixada em Jerusalém: 'O casamento está marcado'

O presidente Jair Bolsonaro diz que a decisão sobre transferir a embaixada em israel de Tel-Aviv para Jerusalém sairá até o fim do mandato

Rosana Hessel - Enviada Especial
postado em 01/04/2019 09:24
Presidente da República, Jair BolsonaroJerusalém ; O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (1;/4), que ainda não está descartada a transferência da embaixada brasileira em Israel, de Tel-Aviv para Jerusalém. Uma decisão sobre o tema deve ser tomada até o fim do mandato. "Bem antes disso sairá a decisão, pode ter certeza", afirmou. "Está tudo certo. Fique tranquilo. O casamento está marcado", emendou. Bolsonaro faz viagem oficial ao país.

O presidente disse ainda que vem "mantendo contato com outras nações" sobre o assunto e deixou aberta a possibilide de o casamento, apesar de marcardo, acabar não se concretizando.

"O que eu quero é que seja respeitada a autonomia de Israel, obviamente. Se eu fosse abrir negociações com Israel, botaria a nossa embaixada onde? Seria em Jerusalém, tá certo? Agora, a gente não quer ofender ninguém. Agora, quero que respeitem a nossa autonomia", afirmou a jornalistas no hall de entrada do hotel onde está hospedado.

Ele também minimizou a reação da Palestina de chamar o embaixador no Brasil para consultas após o anúncio do escritório de Promoção de Comércio, Investimento, Tecnologia e Inovação, feita no domingo ao lado do premier israelense, Benjamin Netanyahu. "Não tem nada a ver. É direito deles reclamar. A decisão é nossa. Votamos de forma destoante deles na Organização das Nações Unidas (ONU) há pouco tempo", disse.

"Tudo positivo"

Ao avaliar a visita a Israel, o presidente disse que ;está tudo positivo até agora;. ;Israel sempre foi nosso amigo e, juntos, a gente pode alavancar nossa economia;, declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação