Politica

Toffoli retira julgamento sobre prisão em segunda instância da pauta do STF

Ministro atendeu pedido da Ordem dos Advogados do Brasil, que pediu mais tempo para analisar o caso

Renato Souza
postado em 04/04/2019 09:47
Desde 2016, o Supremo permite o chamado cumprimento antecipado da pena
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, retirou da pauta de julgamentos do plenário duas Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que tratam da prisão após condenação em segunda instância de Justiça. As ações estavam agendadas para serem avaliadas pelo plenário da Corte no próximo dia 10.

Toffoli atendeu um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que solicitou mais tempo para avaliar o caso, em razão da troca recente de diretoria. "É que, a propósito, a nova diretoria deste conselho, recém-empossada, ainda está se inteirando de todos os aspectos envolvidos no presente processo e outros temas correlatos, razão pela qual necessita de maior prazo para estudar a melhor solução para o caso", afirmou a entidade.

Desde 2016, o Supremo permite o chamado cumprimento antecipado da pena. As ações alegam que o Código Penal, a luz da Constituição, garante que a prisão só deve ocorrer após o trâmite em julgado, ou seja, análise das acusações pelos tribunais superiores.

Se a Corte mudar seu entendimento, 160 mil presos podem ser liberados em todo o país, inclusive políticos, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda tem recursos pendentes de julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação