Politica

Bolsonaro se desculpa com líderes do Centrão por "caneladas" nas eleições

Durante as eleições de 2018, Bolsonaro chegou a dizer que os partidos reuniam 'a nata do que há de pior no Brasil'

Rodolfo Costa
postado em 04/04/2019 20:07
Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro pediu desculpas por ;caneladas aqui ou acolá; durante a campanha eleitoral aos presidentes nacionais do PRB, PSD, PP, PSDB, DEM e MDB em reuniões ao longo desta quinta-feira (4/4). É o que afirma o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Para o responsável pela articulação política do governo, foi um aceno ;muito bonito; para construir uma nova forma de relacionamento entre o Palácio do Planalto e o Congresso.

Durante as eleições de 2018, Bolsonaro disse que PRB, PSD, PP e DEM, que coligaram com o PSDB, reuniam ;a nata do que há de pior no Brasil;. As hostilizações também foram direcionadas ao MDB, quando disse, ao longo da campanha, que representava a ;velha política;. Nas reuniões com os presidentes nacionais das legendas, o presidente mostrou ;muita humildade;, disse Lorenzoni. ;Se desculpou de ;canelada aqui ou acolá; e vamos construir, sim, uma coisa que é muito importante. Unir todos que são verde e amarelo pelo bem do país;, declarou.

O presidente da República ficou muito satisfeito com as reuniões. Até a apresentação de uma agenda propositiva de projetos econômicos e sociais pelo MDB foi vista com ;muita simpatia;, disse Lorenzoni. ;Todos os presidentes de partidos reiteraram a disposição de ajudar a construir uma relação que seja muito positiva entre o governo e o Parlamento. Todos compreendem que a urna nos deu uma atribuição de construir uma nova forma de relacionamento entre o Executivo e o Legislativo. Todos compreendem esse fato e querem contribuir com o Brasil;, disse.

A receita deu tão certo para o governo que a ideia é repetir a dose em reuniões mensais com os presidentes dos partidos, afirmou Lorenzoni. ;Isso foi um convite inicial. A sugestão é de que, pelo menos uma vez a cada 30 dias, a gente reúna o que serve de aconselhamento para o governo, receber novas propostas. O presidente é humilde e não tem problema de reconhecer e corrigir os erros. O objetivo é acertar;, ponderou.

O modelo de reuniões será ampliado e não ficará apenas no Centrão. Na próxima semana, Bolsonaro receberá os presidentes nacionais de outros cinco partidos: o Podemos, da deputada Renata Abreu (SP); o PSL, do deputado Luciano Bivar (PE); o PR, de Antonio Carlos Rodrigues; o Novo, de João Amoedo, candidato à Presidência da República nas últimas eleições; o Avante, do deputado Luís Tibé (MG); e o Solidariedade, do deputado Paulinho da Força (SP).

O pedido de desculpas de Bolsonaro foi bem aceito pelos presidentes. O mandatário do PSD, Gilberto Kassab, minimizou as ;caneladas;. ;Na vida pública, aqueles que participam de campanha, se levar em consideração tudo que é falado em campanha acaba ficando sozinho. Temos, hoje, um presidente e aqueles que são brasileiros e estão na vida pública que trabalham para a aprovação das reformas que acham que são importantes para o Brasil;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação