Politica

Bolsonaro diz que metas para os 100 dias de governo foram 95% cumpridas

Presidente afirmou que os 5% restantes estão em fase de execução e estão parcialmente executados. Balanço deve ser divulgado na próxima semana

Marcelo Ernesto/Estado de Minas, Ingrid Soares
postado em 04/04/2019 21:11
Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta quinta-feira (4/4) que na próxima semana, quando completa 100 dias de governo, os ministros vão apresentar um balanço das pastas e do que foi feito até então. Otimista, Bolsonaro disse que tudo que foi demandado foi cumprido. ;Os ministros vão mostrar que 95% da meta vai ser atingida e os 5% restante parcialmente atingida;, afirmou. O presidente comentou o assunto em transmissão via redes sociais.

Acompanhado dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Heleno, Bolsonaro disse que a viagem a Israel foi bastante proveitosa, afirmou que o encontro que teve nesta quinta com os presidentes do Congresso, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), e outras lideranças partidárias, não teve como tema cargos, mas a importância dos projetos em tramitação no legislativo.

Ainda sobre a marca de 100 dias de governo, Bolsonaro disse que praticamente tudo o que foi desenhado pelas pastas foi viabilizado. Apesar disso, ele não entrou em detalhes sobre temas e quais seriam essas metas. O anúncio dever ser feito na próxima semana.

Bolsonaro anunciou modificação no pagamento do benefício do Bolsa Família. De acordo com ele, a partir do final deste ano os beneficiários do programa, iniciado na gestão petista, passarão a receber o 13;. ;Os recursos vem do combate à fraude. Porque existe muita fraude e é um trabalho cansativo (fiscalizar), mas está dando resultado;, afirmou.

Encontro com parlamentares


Sobre a conversa que teve com os parlamentares mais cedo, o chefe do executivo disse que, diferentemente do que foi repercutido, não houve nenhuma abordagem sobre troca de apoio por cargos. Segundo ele, o que foi exposto foi a necessidade de que seja construída uma base forte para conseguir aprovar os projetos que seriam de ;interesse do Brasil;.
;É importantíssimo pois temos que garantir via reforma que os aposentados no futuro vão receber suas pensões e aposentadorias. E bem como os já aposentados vão continuar recebendo. Então a importância da aprovação passa por aí. Quero agradecer essas lideranças por esse momento que tivemos hoje tratando desse assunto. Nada foi tratado sobre cargos, nem por parte deles, nem da nossa parte. O Brasil está acima dos nossos interesses. quem falou ontem que haveria questões envolvendo cargos caiu do cavalo;.

Como exemplo, ele citou a reforma da Previdência. ;Em nenhum momento nós tratamos aqui de cargos. Eles têm o perfeito entendimento de que querem colaborar, não com o governo, mas com o Brasil.

Pacote anticrime


O ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou durante a conversa, transmitida ao vivo, que está em conversa com os parlamentares sobre o pacote anticrime encaminhado por ele à Câmara e tem notado que as propostas têm chances de tramitar com agilidade.

;Eu sinto boa receptividade, eu acredito que podemos aprová-lo em breve;, disse. Bolsonaro também se mostrou confiante e disse acreditar que a meta de endurecer as penas terá bom trânsito nas duas Casas e que deve ser aprovado sem grandes alterações.
Moro falou da importância da Operação Luz da Infância, que investiga casos de pornografia infantil. ;Manda um recado forte. Esse tipo de crime não será tolerado. As pessoa que procuram fazer isso servindo do anonimato da internet têm que saber que não é um porto seguro e que a polícia vai atrás;, destacou.

O ministro comentou, ainda, sobre a criação de uma conta no microblog Twitter, canal predileto do presidente da República na interneto. "É uma forma de comunicar projetos e ideias do ministério de forma moderna. Se der errado, a culpa é do Bolsonaro;, brincou.


Visto de turistas

O presidente também falou sobre a decisão de isenção de visto para turistas dos EUA, Austrália, Canadá e Japão entrarem no Brasil, sem bilateralidade. ;Nos primeiros 15 dias do país que não mais exigimos reciprocidade, aumentou 30% a procura da passagem aérea no país. Essa proposta é muito bem vinda. Trump disse que, no futuro, pretende fazer algo parecido valendo daqui pra lá, com critérios, com regras, obviamente;.

Em relação a acordos internacionais, ele citou que o primeiro-ministro de Israel Netanyahu também se comprometeu a apoiar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). ;São apenas 36 países que compõem e pretendemos ser o 37;.;
Sobre Israel, Bolsonaro e general Heleno disseram que a viagem foi um sucesso. E que a expectativa é que da visita saiam parcerias, principalmente, na área de tecnologia e inovação. Sobre o Centro de Testes e Tecnologia de Dessalinização, localizado em Campina Grande, na Paraíba, o presidente disse que tudo está pronto, mas não citou uma data de inauguração.
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, também falou da relação comercial com a comunidade árabe. ;Temos interessante em manter. A qualidade dessa parceria é grande. Israel é muito avançada em áreas em que temos muito a aprender. Israel é um deserto e exporta alimento, o desemprego é zero, tem muita coisa a nos ensinar. Na área da piscicultura é sensacional. Temos que usufruir disso, impossível continuar vivendo com gente passando fome num país rico como o nosso;, defendeu.
Assista à live na íntegra:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação