Politica

Mourão minimiza 'fogo amigo' do guru do clã Bolsonaro: Olavo de Carvalho

Vice evita embate após críticas de filho de Bolsonaro: 'Quando um não quer, dois não brigam'. Presidente promete dar ponto final na discussão

Rodolfo Costa
postado em 24/04/2019 06:00
Carlos Bolsonaro atacou Mourão ao longo da terça-feira, mas vice adotou outra 'linha de ação': amenizou as postagens do filho do presidente
Depois de embates, na segunda-feira, entre o ;guru; da família Bolsonaro, o escritor Olavo de Carvalho, e o vice-presidente Hamilton Mourão, o atrito teve mais um capítulo nesta terça-feira, puxado por ataques de Carlos Bolsonaro ao vice do pai. O presidente da República até prometeu, por meio de comunicado, colocar um ;ponto final; na ;pretensa discussão; entre os dois, mas foi em vão.

A própria nota de Bolsonaro passa um tom mais afável ao filho do que ao vice. O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, disse que, em relação aos filhos, em particular a Carlos, ;o presidente enfatiza que sempre estará ao seu lado;. ;O filho foi um dos grandes responsáveis pela vitória nas urnas, contra tudo e contra todos. Eu abro aspas para a fase do presidente: ;É sangue do meu sangue;;, declarou.

Foi o suficiente para Carlos reforçar as críticas. Depois das informações prestadas pelo porta-voz, o vereador voltou a atacar Mourão. No Twitter, lembrou ; por intermédio do recorte de uma declaração do vice publicada em uma reportagem quando Bolsonaro se recuperava da facada sofrida em Juiz de Fora (MG) ; de declaração do general sobre o atentado. ;Esse troço já deu o que tinha que dar. É uma exposição que eu julgo que já cumpriu sua tarefa. Ele (Bolsonaro) vai gravar vídeo do hospital, mas não naquela situação, não propaganda. Vamos acabar com a vitimização, chega;, declarou Mourão, em 11 de setembro.

Ao longo do dia, Carlos publicou imagem em que mostra uma interação de Mourão com uma publicação feita pela jornalista Rachel Sheherazade, em 8 de abril. A apresentadora critica Jair Bolsonaro e elogia o vice, que ;curtiu; o comentário no Twitter. Depois, o vereador diz que ;surgem pérolas; quando a ;única coisa que lhe resta é o último suspiro da vida;, ao publicar um vídeo no qual Mourão menciona apoio dos militares venezuelanos ao presidente Nicolás Maduro e diz que a população do país vizinho tem de estar desarmada por risco de uma guerra civil.


Briga

Mourão, por sua vez, evitou o embate. Na saída do anexo II do Planalto, onde despacha, procurou não polemizar. ;Calma, todo mundo emite sua opinião, tal e coisa. Então, a minha mãe sempre dizia uma coisa: ;Quando um não quer, dois não brigam;;, declarou, destacando que essa é a ;linha de ação; adotada por ele. ;Vamos manter a calma;, afirmou. Carlos respondeu nas redes sociais. ;Nunca foi por briga e, sim, pela verdade!”, escreveu.

Com o entrevero, Carlos tenta projetar em Mourão a imagem de alguém não alinhado ao governo. A postura do filho do presidente tem deixado insatisfeitos militares do alto escalão. Os oficiais sabem, contudo, que não podem estressar a relação e acabar de mãos atadas. Bolsonaro frisou, em nota, que Mourão é o ;subcomandante do governo;. ;Topou o desafio das eleições e terá a consideração e o apreço do senhor presidente;, disse Rêgo Barros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação