Bruno Santa Rita - Especial para o Correio
postado em 25/04/2019 10:03
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebe hoje pela manhã líderes de partidos na câmara para debater os próximos passos da tramitação da reforma da Previdência. O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) - que avalia a constitucionalidade da peça ; na terça-feira (23/4) na Câmara. A reunião ocorre na Residência Oficial da Presidência da Câmara.
O principal objetivo desta reunião é apresentar aos partidos os números que envolvem a reforma previdenciária que estavam sob sigilo, segundo líderes. De acordo com o Carlos Sampaio, líder do PSBD na Câmara, será importante para o país a ;transparência; dos dados que serão apresentados hoje. ;Todos os temas que tem a ver com a Previdência que terão transparência hoje são preocupação do partido;, disse.
O Benefício de Prestação Continuada e a Previdência rural ainda são pontos que devem ser debatidos pelos líderes. Contudo, Sampaio entende que não haverá resistência do governo nesses pontos. ;O BPC, realmente, o impacto fiscal é nenhum. E, quanto à previdência rural, aprovada a MP que põe fim às fraudes, não teria sentido incluir-se na reforma;, afirmou. Sampaio informou que vários nomes do partido foram sondados para assumir a relatoria da comissão especial na Câmara, mas não há definição oficial.
A deputada Joice Hasselmann (PSL), líder do governo no Congresso, afirmou que ;tudo já está definido;. Segundo ela, Maia deve informar os nomes da relatoria e da presidência da comissão ainda hoje. ;Vamos deixar ele falar os nomes;, informou.
Joice garantiu que os dados em sigilo, na verdade, não estavam em sigilo. ;Os dados nunca foram dados secretos. O qur os líderes estão pedindo é o esmiuçar disso;, reforçou.
Marcel Van Hattem, líder do Partido Novo na Câmara, também veio para a reunião. Ele garantiu que o Novo terá dois membros titulares na comissão e outros dois suplentes.