Politica

Ilona Szabó é nomeada para conselho do Cebri

Além da socióloga especialistas em segurança pública, também vão integrar o conselho curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo, e o economista Paulo Bacha

Claudia Dianni
postado em 26/04/2019 16:35
Ilona Szabó fará parte da Cebri Diretora-executiva do Instituto Igarapé e especialista em regulação de armas de fogo, reforma da política de drogas e modernização da polícia, em fevereiro Szabó foi exonerada do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, dois dias depois ter ter sido nomeada como suplente do conselho pelo ministro da Justiça Sérgio Moro. Na ocasião, o governo justificou a exoneração pelas posições da pesquisadora, que não seriam compatíveis com as do governo.

O político e economista Paulo Hartung foi três vezes governador do Espírito Santo: (2002 a 2010), reeleito em 2006, e voltou a eleger-se em 2014. Também foi senador, deputado federal, estadual e prefeito de Vitória. Já o economista Paulo Bacha participou da equipe econômica que instituiu o Plano Real, no governo de Itamar Franco. Ele é diretor da Casa das Graças, uma instituição sediada no Rio de Janeiro dedicada a debates e estudos sobre economia. Bacha ficou conhecido ao cunhar o termo ;Belíndia;, usado como título de um texto de sua autoria no qual argumentou que o regime militar estava criando um país dividido entre os que moravam em condições similares à Bélgica e os que tinham padrões da vida indiana.

Também com sede no Rio, o Cebri é uma instituição independente e multidisciplinar criada em 1998 por um grupo de intelectuais, empresários e acadêmicos que promovem estudos e debates sobre políticas públicas na área externa.

;O CEBRI passou a trabalhar nos últimos dois anos com núcleos regionais mas também setoriais, como os de infraestrutura, energia, comércio e segurança internacional. Agora, estamos consolidando o trabalho com o apoio da renovação dos quadros de conselheiros e senior fellows;, explica a diretora-executiva do CEBRI, Julia Dias Leite.

O think thank também definiu a entrada de seis integrantes para o grupo de colaboradores sêniores: André Soares, Conselheiro da Diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Benoni Belli, Diretor do Departamento de Estados Unidos da América do Ministério das Relações Exteriores; Daniela Lerda, Coordenadora da Aliança pelo Clima e Uso da Terra da Fundação Ford no Brasil; Larissa Wachholz, Consultora e especialista em mercado chinês, sócia da consultoria Vallya; Monica Herz, Professora Associada e Vice-Decana do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio; e Patricia Campos Mello, Colunista da Folha de S. Paulo e Comentarista da BandNews.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação