Politica

Deputada diz ter 'convicção' que ministro do Turismo comandava laranjal

Em depoimento à Polícia Federal na manhã desta segunda-feira, Alê Silva ainda acusou Marcelo Álvaro Antônio de empregar assessores ligados ao esquema em cargos públicos. Ministro negou acusações

Isabella Souto/Estado de Minas
postado em 13/05/2019 18:34
Marcelo Álvaro Antônio participou de audiência da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira e disse que tem a consciência 'absolutamente tranquila
A deputada federal Alê Silva (PSL) afirmou nesta segunda-feira ter a ;convicção; que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), comandava o suposto esquema de candidaturas laranja apresentadas pela legenda nas eleições do ano passado em Minas Gerais.

Durante depoimento de cerca de duas horas na Polícia Federal, a parlamentar ainda acusou o ministro de ameaçá-la e produzir notícias mentirosas envolvendo seu nome. Em Belo Horizonte para participar de reunião da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, Marcelo Álvaro Antônio rebateu as declarações.

A deputada federal argumentou à PF que vários dos assessores envolvidos no esquema ; que consistia no desvio de recursos de fundo público destinado a candidaturas femininas ; foram nomeados para cargos no Ministério, na Assembleia Legislativa e comissões municipais. Os nomes não foram informados em entrevista logo depois do depoimento.

;A partir da denuncia, ele ao invés de se colocar ao lado da pessoa que o teria denunciado, e se colocar à disposição da Justiça para ajudar a investigar, ele começou a me ameaçar. E colocou aqueles envolvidos, todos seus assessores indiretamente envolvidos no esquema, colocou ainda para mais perto de si;, afirmou.

Marcelo Álvaro Antônio rebateu as acusações: disse que tem a consciência ;absolutamente tranquila; e que nunca orientou qualquer assessor a praticar qualquer irregularidade na campanha de 2018. ;O caso está na mão da PF, a gente tem profunda confiança e profundo respeito no trabalho da PF, e a PF vai dizer a respeito do fato aqui em Minas;, afirmou, depois de participar de audiência na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.
De acordo com ele, durante a campanha ele estava sobrecarregado com as viagens para pedir votos a deputado federal e a coordenação da candidatura de Jair Bolsonaro no estado, portanto, não teve qualquer participação nas discussões sobre divisão de recursos de campanha. O ministro ainda agradeceu a postura do presidente em relação às denúncias.

;Eu tenho a minha consciência absolutamente tranquila e não tenho motivo para sair do ministério. O presidente é um homem honesto, justo, e não vai fazer nenhum tipo de prejulgamento até a conclusão do trabalho da PF;.

No mês passado, Alê Silva tornou público que o ministro do Turismo teria a ameaçado de morte durante reunião com integrantes da legenda no final de março, em Belo Horizonte. Na ocasião ela prestou depoimento voluntário à PF e solicitou proteção policial, quando confirmou a existência do esquema de candidaturas laranjas no PSL mineiro.

As denúncias indicam que recursos expressivos eram destinados a candidatas, sem que elas fizessem campanha que justificasse o gasto. O dinheiro era repassado então a empresas ligadas a assessores do mininistro, que na época era deputado federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação