Politica

VÍDEO: audiência com ministro da Educação termina em confusão na Câmara

Sessão foi encerrada após uma confusão entre parlamentares e representantes de entidades estudantis

Maria Eduarda Cardim
postado em 22/05/2019 15:20
Confusão ministro da EducaçãoA sessão na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados com presença do ministro da Educação, Abraham Weitraub, nesta quarta-feira (22/5), foi encerrada após confusão entre parlamentares e representantes de entidades estudantis (assista no vídeo abaixo). O conflito começou após a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP), que presidia a sessão no momento, conceder o direito de fala de dois minutos aos estudantes.

Após a fala da presidente da Mesa, alguns parlamentares se manifestaram contra o direito de fala e argumentaram que não seria justo abrir espaço aos representantes dos alunos e tirar tempo dos parlamentares. Pelo menos 15 líderes esperavam para discursar, de acordo com a presidente.

Delegado Waldir, líder do PSL na Câmara, o deputado Éder Mauro (PSD-PA), e Professora Dayane Pimentel (PSL) foram alguns dos parlamentarem que se deslocaram até a Mesa para protestar, dando início à confusão.

[VIDEO1]

Estavam presentes na sessão a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, e o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Pedro Gorki. Após a discussão generalizada, os representantes afirmaram que, ao se dirigir à Mesa para falar com a deputada Marcivânia, os seguranças tentaram tirá-los do Plenário.

"Essa seria a primeira oportunidade e o primeiro contato do ministro com os movimentos sociais. Por que incomoda tanto os estudantes falarem na Casa do Povo?;, questionou Marianna. Antes mesmo de se iniciar a confusão, o ministro da Educação foi questionado pela deputada Marcivânia e afirmou que não gostaria de ouvir os dois representantes.

"Infelizmente, eles vieram aqui impedir uma decisão da Presidência da Comissão, que era dar voz às instituições representativas dos estudantes. [...] É uma postura antidemocrática, grosseira, que o povo brasileiro não merece", lamentou Professora Marcivânia ao fim da sessão.

"Vou processá-lo"

Mais cedo, Weintraub tinha passado por um momento de tensão com a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), que anunciou a intenção de processar o ministro por danos morais. Como motivação, Tabata mostrou prints com convites feitos a deputada para uma reunião no MEC, distribu[ido pelo ministro. ;Estou entrando com um processo por danos morais por distribuir a uma comissão pública prints com o meu número pessoal e da minha equipe. [...] Isso é um constrangimento. Isso não é atitude de um ministro;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação