Jornal Correio Braziliense

Politica

Governo tenta construir acordo no Senado pela MP da reforma administrativa

Depois de uma semana complicada, governo se prepara para mais dias difíceis, em especial na relação com o Congresso, onde o Executivo aguarda a validação de medidas provisórias, como a da reforma administrativa

Orelacionamento ainda é difícil, mas, nesta semana, o governo conseguiu uma trégua no Congresso. As manifestações previstas para amanhã em mais de 350 cidades em todo o país, contudo, podem voltar a enervar os ânimos, se os senadores se sentirem pressionados. Afinal, a Medida Provisória (MP) 870, que trata da reforma administrativa, está com eles. É uma batalha que a liderança governista no Senado tenta vencer, com busca de diálogo e acordo para que a votação transcorra o mais rápido possível.

A articulação no Senado está a todo vapor. A expectativa inicial era de votar a MP 870 ainda na quinta-feira. A sessão, porém, acabou adiada para terça-feira, mas os diálogos, não. O líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE), conversou com lideranças partidárias nos últimos dois dias para alinhar o discurso e evitar surpresas na sessão plenária. Ainda não há definição, no entanto, a ideia é fechar acordo sem votação nominal, diferentemente do que propôs o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), o que, para senadores, complicou a sessão.

Na Câmara, tentou-se um pré-acordo para que se fizesse uma votação simbólica dos destaques e se deixasse apenas a apreciação do requerimento que pedia a manutenção do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça, com o titular da pasta, Sérgio Moro. A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), avaliou que houve ;divergência; entre alguns parlamentares no pré-acordo. ;Foi ali que desandou;, admitiu, ainda na quarta-feira. A proposta de Bezerra é justamente evitar que o mesmo ocorra no Senado.

O líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), disse que apresentará destaque para anular a decisão da Câmara em relação ao Coaf, ou seja, devolver o órgão para Moro. O partido tenta angariar apoio para conseguir maioria na votação do requerimento, e a liderança do governo não fará esforço para demover a ideia do senador, sob pretexto de passar uma imagem negativa aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ; que ontem esteve em visita ao Recife (leia reportagem na página 3). Bezerra tentará, no entanto, propor o melhor acordo para essa votação específica: simbólica ou nominal.

A preocupação de Bezerra é apenas garantir que a votação ocorra sem surpresas ou clima quente, como ocorreu na noite de quarta-feira na Câmara. ;O destaque vai para o voto e, se conseguir maioria, segue em frente;, ponderou o primeiro-vice-líder do governo no Senado, Izalci Lucas (PSDB-DF). Essa é, justamente, a preocupação da liderança na Casa. Se a votação da Câmara em relação ao Coaf for revertida, a MP volta ao ponto de partida. Um risco para uma matéria que caduca em pouco tempo: 3 de junho.

No Senado, poucos acreditam em uma vitória da articulação de Olimpio para devolver o Coaf à Justiça. O PSL, que conta com apenas quatro senadores, está dividido. Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) ; investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) com base em relatório feito pelo próprio Coaf ; é um dos que não se mobilizam para brigar pela pauta. A divisão interna na legenda aumenta o cenário de incertezas em relação à construção de uma base de apoio forte para defender esse tema ; o que poderia provocar uma nova derrota do governo ; e para manter rejeitada, como veio da Câmara, a proposta que limita a atuação dos auditores fiscais da Receita Federal a crimes tributários, impedindo-os de fazer investigações de crimes não tributáveis.

Clima

O clima no Senado, porém, melhora em comparação ao da Câmara. Diferentemente da outra Casa, onde a articulação do governo tem criado dificuldades, o mesmo não ocorre entre os senadores, segundo avaliou Izalci. ;O Senado tem tido mais sensibilidade em ajudar. Até a oposição tem se comportado de forma diferente;, disse.

A dificuldade na Câmara tem sido estabelecer uma sintonia com o próprio Planalto. A articulação governista na Casa não consegue construir maioria e criar consenso para a votação de MPs. Com isso, matérias vão se amontoando e trancando a pauta, obrigando deputados a votarem a toque de caixa.

O problema impacta também o Senado. Por lá, os parlamentares têm tido poucos dias para apreciar as matérias, em decorrência da frágil interlocução governista. ;O Senado não pode ficar batendo carimbo e aprovando as MPs tudo em um mesmo dia;, alertou Izalci. Para solucionar esse desconforto, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reuniram nesta semana para estabelecer o envio desses textos com pelo menos 30 dias para o Senado. As que trancam pauta, no entanto, terão tratamento diferenciado.

A Câmara terá sua dor de cabeça própria na próxima semana. A MP 871, por exemplo, que combate fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é outra que caduca em 3 de junho. A diferença, no entanto, é que ainda está na Câmara; ela e outras MPs, como a 868, que trata do marco legal do saneamento básico. Por falta de acordo, ela não foi votada na quinta-feira, trancando outras matérias.

;O Senado tem tido mais sensibilidade em ajudar. Até a oposição tem se comportado de forma diferente;
Izalci Lucas, primeiro-vice-líder do governo no Senado