Politica

Senado aprova MP dos Ministérios e tira Coaf das mãos de Sérgio Moro

Texto perderia validade na próxima semana se não fosse aprovado nesta terça

Luiz Calcagno, Maria Eduarda Cardim
postado em 28/05/2019 21:41
senado
A Medida Provisória 870/2019 foi aprovada nesta terça-feira (28/5) pelo Senado Federal, que assim como a Câmara definiu que o Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf) deve ser mantido no Ministério da Economia.
A votação representa uma vitória para o governo já que aprova a reforma ministerial proposta pelo presidente Jair Bolsonaro. No entanto, a medida retirou do ministro da Justiça, Sérgio Moro, o Coaf e desrespeitou as reivindicações dos manifestantes que chamou às ruas no último domingo.

No primeiro momento, o Senado aprovou por 70 a 4 o texto base da MP. Somente a liderança do PSD votou contra. ;Foi um voto de protesto contra a manobra do líder do governo para que não se vote ao destaque;.

Após a primeira votação, quatro requerimentos de destaque, todos em relação ao Coaf, foram defendidos. Em seguida, 30 de 78 senadores presentes votaram contra a permanência do Coaf na pasta da economia e segundo o presidente do Senado não havia maioria, logo a sessão foi encerrada com a aprovação da MP da maneira como estava.

O líder do Podemos, Alvaro Dias, um dos autores do requerimentos que defendia a ida do Coaf pra o Ministério da Justiça, definiu o que aconteceu como um ;tratorasso;. ;É um presidencialismo de força no senado também. O presidente conduz da forma que deseja impor a sua posição política;, analisou.

Idas e vindas


A confusão criada pela mudança de opinião do governo, que uma hora apoia o Coaf no Ministério da Justiça e em outro momento declara apoio a manter o órgão no Ministério da Economia, foi criticada por alguns parlamentares na sessão de votação.

O senador Randolfe Rodrigues, líder da Rede na Casa, criticou a carta enviada por Bolsonaro ao Senado. ;Neste momento, esta carta que chega é uma carta que é a cara do governo Bolsonaro, a cara da confusão;, disse.

O senador foi um dos que sustentou o destaque para mudar o destino do Coaf.

;Nós vamos atender o que disseram as ruas de domingo. As ruas de domingo não disseram para o Coaf ficar no Ministério da Justiça? Se o governo é confuso, ele arque com as confusões de ser governo, ele arque com as trapalhadas de ser governo;, completou.

Já o senador Otto Alencar, líder do PSD, acredita que a carta deveria ter chegado na última sexta e criticou a rápida mudança de opinião. ;Deveria ter chegado das antes de os seus seguidores participarem de atos e manifestações nas ruas, atacando o Congresso Nacional. [...] O Ministro Moro errou muito. Ele defendeu isso muito tempo. Mudar de opinião em cima da hora não nos convence de maneira nenhuma;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação