Politica

DEM se afastará do Centrão

postado em 29/05/2019 04:26
O presidente do partido, ACM Neto, é o principal articulador da estratégia demista

O DEM vai iniciar um processo de comunicação para se distanciar da imagem de integrante do Centrão. Depois das manifestações de domingo, favoráveis ao governo, em que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi colocado como vilão, a legenda trabalha internamente para se desassociar de qualquer aspecto que a remeta ao bloco partidário que dá as cartas no Congresso. A ideia é vender a aparência de uma sigla de direita liberal.

Na prática, o processo começou. Maia iniciou uma articulação para antecipar a apresentação do relatório da reforma da Previdência discutida na Comissão Especial. A repaginada na imagem vem sendo trabalhada diretamente pelo presidente nacional do DEM, ACM Neto, prefeito de Salvador. O distanciamento do Centrão será feito nos detalhes e apresentado no discurso do mandatário na Convenção Nacional do partido, amanhã, em evento na Câmara.

A convenção vai dar as diretrizes da agenda do DEM no Congresso. Na ocasião, devem ser definidos 10 membros para ocupação de cargos no partido. O deputado Luís Miranda (DEM-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista da Reforma Tributária, deve ser escolhido como o vice-presidente de assuntos relativos à comunicação e tecnologia da informação. Será dele a tarefa de desassociar a legenda do Centrão e construir a imagem de um partido de direita que, na prática, rivalizará com o PSL.

Capilaridade

Diferentemente do partido do presidente Jair Bolsonaro, o DEM tem ampla capilaridade no país e trabalhará o novo desenho da legenda em prol da expansão nas eleições municipais de 2020. A ideia é de que o trabalho de comunicação feito em nível nacional reverbere nos municípios até o próximo ano. A meta é fazer audiências públicas abertas na internet explicando a orientação do partido em matérias sensíveis, buscando um diálogo aberto e alinhado com a sociedade. (RC)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação