postado em 08/06/2019 04:04
Em Buenos Aires, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a ideia interessaria mais aos argentinos. ;Quem está querendo são eles. Os argentinos estão animadíssimos;, afirmou aos jornalistas. Nós estamos pensando, conversando e conjecturando. Eles abraçaram, aparentemente, a ideia;, emendou. Ele ressaltou que a moeda única seria um processo de longo prazo. ;Eu falei que daqui a uns 20 ano haveria cinco moedas no mundo, e eu acho que a integração na América Latina, levaria, eventualmente, a uma moeda única, e vice-versa, uma moeda única também aceleraria uma integração regional.;
Em abril de 2008, o ministro publicou um artigo na revista Época, com o título ;Por uma moeda única na América Latina;. O subtítulo do artigo dava nome à moeda: ;peso-real, uma moeda única na América Latina, romperia a inércia que trava o crescimento;.
Analistas argentinos disseram a jornalistas, em Buenos Aires, que a proposta está em discussão há cerca de dois meses, pois o presidente do país, Mauricio Macri, que tenta a reeleição em outubro, enfrenta um momento difícil, com a grave crise argentina.