postado em 11/06/2019 04:14
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil recomendou o afastamento do ex-juiz Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol devido aos diálogos divulgados pelo site The Intercept. A advertência, segundo o órgão, é para que as investigações ocorram sem qualquer suspeita. A discussão foi tema central da reunião do Conselho Pleno, ontem, em que conselheiros de todo o Brasil cobraram um posicionamento prudente da instituição e aprovaram por unanimidade a recomendação.Na nota, a OAB manifesta ;perplexidade e preocupação; tanto pelo fato de autoridades de alto escalão terem sido hackeadas quanto pelo conteúdo das conversas que, segundo a entidade, ameaçam alicerces do Estado democrático de direito.
O texto da OAB ressalta, ainda, que a independência e a imparcialidade do Poder Judiciário sempre foram valores defendidos e perseguidos pela instituição, que zela pela liberdade de imprensa, e que serão tomadas todas as medidas cabíveis para o esclarecimento dos fatos.
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), por sua vez, manifestaram apoio a Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e os demais promotores da força-tarefa da Lava-Jato. A ANPR reiterou ;a confiança no trabalho desenvolvido pelos membros do Ministério Público Federal que atuam na operação Lava Jato; e defendeu ;a importância da liberdade de imprensa e condena a obtenção ilícita de dados, bem como a sua transmissão a terceiros;. Ainda segundo o texto, a ANPR vai cobrar investigação rigorosa contra a violação dos celulares e a divulgação das conversas. Para a associação, os dados divulgados foram obtidos de forma ilícita, ;violando os postulados do Estado de direito; e não serviriam como prova. ;A Ajufe confia na honestidade, lisura, seriedade, capacidade técnica e no comprometimento dos Magistrados Federais com a Justiça e com a aplicação correta da lei. Seremos incansáveis na defesa da atuação de nossos associados;, encerra a nota.
*Estagiária sob supervisão de Cida Barbosa