Politica

Centrão derrota governadores

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 13/06/2019 04:14

Apesar dos apelos de governadores e prefeitos, estados e municípios vão ficar de fora da reforma da Previdência, anunciou ontem o relator do texto, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Eles podem ser incluídos novamente, por complementação de voto, caso garantam apoios para ajudar a aprovar a proposta no plenário da Câmara. A decisão foi tomada após várias conversas com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), líderes partidários e membros da equipe econômica do governo.

Tanto Maia quanto Moreira preferiam manter todos os entes na reforma, mas, como explicou o presidente da Câmara, ;é uma questão política;. A decisão levou em conta qual grupo pode agregar mais votos no plenário: os parlamentares, principalmente do Centrão, que defendem que a reforma deve valer apenas para a União, ou os governadores, que querem se beneficiar das novas regras. O Centrão saiu ganhando.

Os deputados entendem que falta engajamento dos governadores na busca de votos e que, por isso, não seria justo incluir os estados. Alguns, segundo Moreira, ;desejam que a reforma da Previdência seja aprovada dessa forma, mas não a apoiam efetivamente;. ;Vamos retirá-los, com a possibilidade de um diálogo, ainda, e entendimento;, explicou. Eles podem ser incluídos depois, por complementação de voto.

Moreira também cobrou mais engajamento do governo federal na busca dos 308 votos necessários para a aprovação da emenda constitucional no plenário da Câmara. ;Acho que seria bom. O empenho do governo, do ponto de vista da reforma, ainda está muito pequeno;, reclamou. ;A gente gostaria que o governo se empenhasse um pouco mais na construção de uma maioria;, reforçou. (AA)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação