Politica

Brasília-DF

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 13/06/2019 04:15

Foco no Deltan

Dois fatos levam os parlamentares a separarem as estações, em relação ao caso dos diálogos dos procuradores e do ministro Sérgio Moro. Primeiro, para os petistas, o ato concreto é que quem apresentou a denúncia do triplex no Guarujá sem provas suficientes contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o procurador Deltan Dallagnol, portanto é nele que devem mirar seus canhões. Ainda não tem data para o procurador dar explicações ao Congresso. A ordem é esperar um pouco mais antes de colocá-lo para falar a respeito.

Em segundo lugar, a citação a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nos diálogos, como o caso de Luiz Fux, arrisca provocar uma união dos juízes e fazer com que eles não sejam tão implacáveis com o atual ministro da Justiça. Afinal, Moro, se sair do ministério, não conseguirá mais emplacar no Supremo. Por isso, a prioridade hoje é centrar fogo em que não havia elementos para o Ministério Público pedir a condenação do ex-presidente e que, quem mais forçou a mão foi o procurador. Se isso ficar configurado, melhor para o réu. No caso, Lula.

Saiu, mas;
; Pode voltar. O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), comentou com a coluna que os estados e municípios podem ter uma ;exclusão temporária; da reforma. Esse promete ser um dos pontos que provocará mais debate no plenário, junto com a transição para o novo modelo dos servidores públicos e a desconstitucionalização. Vai depender do trabalho dos governadores e prefeitos por votos.

;Demonizou;

Deputados e senadores de partidos de centro, essenciais para aprovar a reforma, se referem ao modelo de capitalização proposto pelo governo como algo tão tóxico quanto a CPMF. Hoje, não dá para propor um imposto de cheque sem que haja uma celeuma. Da mesma forma, não será possível aprovar a capitalização.

Os fiadores
Sentados ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no início da noite, os líderes da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB); do PP, Arthur Lyra (AL), são considerados hoje fundamentais para aprovação da reforma da Previdência. Os líderes do governo ficaram em segundo plano.

Vai ser por aí
Deputados e senadores que detêm poder de comando começam a trabalhar para que o governo perca no que consideram acessório, caso do decreto das armas, e vença no prioritário, a economia. E tem um detalhe: os louros devem ficar com o Parlamento, que modificará toda e qualquer proposta.

CURTIDAS


Área campeã/ Nunca antes na história um ministro da Educação de qualquer governo esteve tantas vezes no Congresso num único semestre. O deputado Professor Israel (PV-DF) garante que, tirando a convocação do ex-ministro Vélez, Abraham Weintraub (foto) responderá ao terceiro chamamento.

Padre & missa/ Não são poucos os senadores do Partido dos Trabalhadores dispostos a abusar da ironia quando ele for ao Senado, na semana que vem. ;Não vamos fazer o que ele fazia, precipitar condenações;, avisa o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Assim caminha o Congresso/ A deputada Bia Kicis (PSL-DF) usou o Twitter ontem para reclamar da obstrução na Comissão de Constituição e Justiça. Ali, sempre foi assim: Minoria obstruir e quem tem maioria acaba com a obstrução. Até agora, o governo não construiu a sua maioria e só vai vencer se negociar.

Gestos & palavras/ Até aqui, não houve um só gesto do presidente Jair Bolsonaro que demonstrasse desprestígio do ministro Sérgio Moro. A ideia de levá-lo ao estádio Mané Garrincha, entretanto, foi considerada mais um teste do que propriamente; aquela força.

Que Santo Antônio nos proteja!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação