Politica

Em palestra na UnB, Dilma diz que ''há uma luz no meio do túnel''

Ex-presidente participou de lançamento de um livro que reúne artigos de Fernando Haddad, Eugênio Aragão e da própria Dilma

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 14/06/2019 06:00
Ex-presidente esteve em Brasília para lançar livro editado em inglês com artigos de petistasNa conclusão de uma palestra proferida nesta quinta-feira (13/6), na Universidade de Brasília, a ex-presidente Dilma Rousseff disse que ;há uma luz no meio do túnel;. À pergunta sobre se estava se referindo aos diálogos entre integrantes da Lava-Jato publicados pelo site The Intercept, ela disse que se referia ao povo na rua. ;Não importa se é pela vaza-jato. O importante é que o povo saiba o que acontece na Lava-Jato;, disse. Segundo Dilma, ;a mobilização das pessoas vai criar lideranças;.

A petista participou nesta quinta-feira (13/6) do lançamento do livro In Spite of You: Bolsonaro and the New Brazilian Resistance (Apesar de você; Bolsonaro e a Nova Resistência Brasileira), editado pelo inglês Conor Foley, doutor em filosofia e direito internacional e pesquisador do Centro de Direitos Humanos da Universidade de Nottingham. Segundo ele, o livro foi escrito em inglês, ;para falar ao mundo o que está acontecendo no Brasil;. O livro reúne artigos de Dilma, Fernando Haddad, Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça no último governo da presidente Dilma, entre outros autores.

;Eu estou indo para a China daqui a pouco, e o Aragão me fez mudar a rota para Brasília, para estar aqui hoje (nesta quinta-feira ; 13/6), o que não é exatamente uma linha reta, mas, como estamos em tempos tortuosos, eu aceitei, com prazer;, disse no início de sua fala de cerca de uma hora em que disse ter mais clareza do processo iniciado entre 2013 e 2014, que passou pelo processo de impeachment que a afastou da presidência da República em 2014 e culminou na eleição do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a ex-presidente, está em curso um processo de instauração de um projeto ;neoliberal, neofascista de permanência da supremacia branca no poder;. Dilma disse a João Vicente Goulart, filho do ex- presidente João Goulart, deposto no golpe militar de 1964, presente no evento, que o país passa por um processo de expropriação de ativos que não é novo e repete aspectos que precederam o golpe militar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação