Politica

Bolsonaro elogia Montezano e diz que ele 'tem tudo para dar certo' no BNDES

O chefe do Executivo federal evitou dar declarações sobre o que espera do novo mandatário do banco de fomento

Rodolfo Costa
postado em 18/06/2019 11:46
BolsonaroO presidente Jair Bolsonaro defendeu a nomeação do economista Gustavo Montezano para a Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O chefe do Executivo federal evitou dar declarações sobre o que espera do novo mandatário do banco de fomento e limitou-se a elogiá-lo, dizendo que ;tem tudo para dar certo;.

A sucessão do economista Joaquim Levy por Montezano no BNDES será acompanhada de desafios cruciais. Entre eles, a devolução de recursos para o Tesouro Nacional, um desejo do ministro da Economia, Paulo Guedes, e a abertura da ;caixa preta; do banco de fomento, uma obsessão de Bolsonaro. ;(Minha expectativa com Montezano é a) melhor possível. É Jovem, empreendedor, inteligente. E tem tudo para dar certo. Já o conhecia e, por coincidência, morou em um mesmo prédio que morei;, disse.

O Ministério da Economia tem uma expectativa de que o BNDES devolva R$ 126 bilhões ainda em 2019. Até o momento, foram pagos R$ 30 bilhões. A abertura da ;caixa preta; é um termo que Bolsonaro usa desde as eleições para dar transparência aos empréstimos do banco de fomento durante as gestões petistas, como recursos concedidos a países como Cuba e Venezuela. Além dessas exigências, o governo também espera de Montezano atuação firme na venda de participações do BNDESPar, braço de participações da instituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação