Politica

Em entrevista, Moro diz que ataques cibernéticos são motivos de preocupação

Ministro foi ao ''Programa do Ratinho'' e foi analisado pelo apresentador como ''o único herói brasileiro no momento''

Jorge Vasconcellos
postado em 19/06/2019 00:01
Ministro foi ao ''Programa do Ratinho'' e foi analisado pelo apresentador como ''o único herói brasileiro no momento''O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou durante entrevista no Programa do Ratinho, no SBT, que a violação do sigilo de suas comunicações e de procuradores da força-tarefa Lava Jato é feita por ;um grupo criminoso organizado; que pretende prejudicar as investigações e anular as penas dos condenados por corrupção. Moro disse também não se lembrar se realmente enviou, pelo aplicativo Telegram, as mensagens que vêm sendo divulgadas pelo site The Intercept.

;Em relação às minhas mensagens, o que eu troquei ou não troquei, eu não posso nem confirmar, porque eu não tenho mais as mensagens. Mas eu tenho a mais absoluta confiança de que sempre agi com lisura dentro da minha profissão;, disse, rebatendo as acusações de que aconselhou os procuradores da Lava Jato em questões relacionadas a processos.

Apresentado por Ratinho como ;o único herói brasileiro no momento;, Moro disse estar tranquilo em relação à sua conduta à frente da 13; Vara Federal de Curitiba. No entanto, afirmou que os ataques cibernéticos são motivos de preocupação.

;Eu acho que todos nós devemos nos preocupar porque é um ataque, de certa maneira, às instituições. Não só eu fui vítima dessa tentativa, mas também procuradores da Lava Jato; nós temos notícias até de jornalistas, igualmente até de parlamentares. Ou seja, é um ataque orquestrado;, disse o ministro.

;E aqui, a minha opinião, a Polícia Federal está investigando, com independência e autonomia, é que a gente não está falando de um adolescente na frente de um computador querendo fazer algumas estripulias, mas sim um grupo criminoso organizado, cujo objetivo, na minha opinião principal, é obstaculizar os avanços das investigações da operação Lava Jato;, declarou, acrescentando que a Lava Jato sempre ;foi muito difícil, muita pressão, muita gente poderosa, e em vários momentos eu pensava se era possível romper essa impunidade da grande corrupção;.

O ministro afirmou também que, nos últimos dias, foi deflagrada uma estratégia de contrainteligência pelos responsáveis pelos vazamentos, com o objetivo de prejudicar a apuração sobre os ataques cibernéticos.

;Na semana passada esse hacker começou a invadir alguns telefonemas e começou a fazer brincadeiras. E qual era a ideia? A de passar aquela ideia de adolescente irresponsável. Neste final de semana circulou uma outra informação de contrainteligência, de que seria um procurador [o autor dos vazamentos], que teria traído os demais. Eu vi o meu telefone, a tentativa de ele ser atacado. Recebi três ligações do meu número e em seguida invadiram aquele aplicativo Telegram. Então, não é alguém que traiu. Existe sim um grupo criminoso organizado cujo objetivo é obstaculizar as investigações ou buscar a anulação de quem já foi condenado por corrupção;, disse Moro, citando ;quem tem conta na Suíça, quem recebeu valores de empreiteiras;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação