Politica

Divulgações de conversas vazadas apontam procuradora sendo excluída de caso

Ex-juiz e ministro da Justiça, Sérgio Moro, durante condução de processo penal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, demonstrou insatisfação com o desempenho de Laura Tessler no o julgamento e orientou procuradores a afastá-la

Renato Souza
postado em 21/06/2019 06:00
Em audiência pública no Senado Federal, Moro disse que conversa com procuradores ''não tem nada de anormal''Um novo trecho de conversas trocadas entre procuradores da Lava-Jato, revela que o coordenador da força-tarefa da operação no Paraná, Deltan Dallagnol, atuou para afastar a procuradora Laura Tessler do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com os diálogos, revelados pela rádio BandNews, Dallagnol agiu a pedido do ministro da Justiça, Sérgio Moro, na época em que ele era juiz da 13; Vara Federal de Curitiba. Moro teria criticado o desempenho de Laura durante as audiências, o que resultou em mudanças na escolha da equipe.

A conversa foi lida pelo jornalista Reinaldo Azevedo, que lembrou de outro trecho divulgado no dia 10 de junho, em que Moro supostamente criticou o desempenho da procuradora Laura Tessler durante uma audiência do caso Lula, em 2017. Em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), Moro afirmou que não se recordava de ter conversado algo do tipo com Dallagnol, mas que se a orientação com relação à procuradora tiver ocorrido, ;não tem nada de anormal;.

Durante as conversas, Deltan encaminhou a mensagem de Moro com a orientação para o afastamento de Laura ao procurador Carlos Fernando Santos Lima, destacando que o assunto teria de ficar em sigilo e que ele deveria verificar se o aplicativo Telegram, por onde conversavam, não estava aberto em algum computador. ;Não comenta com ninguém e me assegura que teu telegram não tá aberto aí no computador e que outras pessoas não estão vendo por aí, que falo (Sic);, escreveu Dallagnol.

Em seguida, os dois procuradores teriam combinado uma mudança na escala, para interferir na equipe de acusação que estaria presente em uma audiência do caso do petista. ;Vamos ver como está a escala e, talvez, sugerir que vão dois, e fazer uma reunião sobre estratégia de inquirição, sem mencionar ela;, completou Deltan, de acordo com a reportagem. Carlos responde: ;Por isso, tinha sugerido que Júlio ou Robinho fossem também. No do Lula, não podemos deixar acontecer;.

Factoide

De acordo com a BandNews, na audiência seguinte as conversas, em maio de 2017, Laura não estava mais no júri do ex-presidente Lula. No Senado, ao responder uma pergunta de Nelsinho Trade (PSD-MS), Moro negou ter atuado para afastar qualquer integrante do Ministério Público nos casos em que julgou na Lava-Jato.

;Senador, pelo teor das mensagens, se elas forem autênticas, não tem nada de anormal nessas comunicações. O exemplo que Vossa Excelência colocou é o claro exemplo de um factoide. Eu não me recordo especificamente dessa mensagem, mas o que consta no caso divulgado pelo site é uma referência de que determinado procurador da República não tinha o desempenho muito bom em audiência e para dar uns conselhos para melhorar. Em nenhum momento no texto, há alguma solicitação de substituição daquela pessoa. Tanto que essa pessoa continua e continuou realizando audiências e atos processuais, até hoje, dentro da operação Lava-Jato (;). Se aconteceu, de fato, não tem nada de ilícito. Não estou comandando a força-tarefa da Lava-Jato;, disse Moro.

Em nota, divulgada na noite desta quinta-feira (20/6), o Ministério da Justiça informou que Sérgio Moro ;não reconhece a autenticidade da mensagem;, que, de acordo com a pasta, já havia ;sido divulgada na semana passada, não havendo nada de novo;. Além disso, nega que ocorra contradição com o que foi dito aos senadores. ;Cabe esclarecer que o texto atribuído ao ministro fala por si, não havendo qualquer solicitação de substituição da procuradora, que continuou participando de audiências nos processos e atuando na Operação Lava-Jato;, informa um trecho da manifestação do ministério.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação