Politica

CCJ do Senado aprova projeto de abuso de autoridade e texto vai a plenário

O texto deverá ser votado ainda nesta quarta e depois precisará ser reavaliado por deputados federais

Bernardo Bittar
postado em 26/06/2019 14:33
CCJ do SenadoApós aprovação do projeto contra abuso de autoridade cometido por juízes e procuradores na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nesta terça-feira (26/6), a expectativa é que o projeto também seja analisado em plenário.

Pelo texto, magistrados e integrantes do Ministério Público incorrerão em abuso de autoridade se proferirem julgamento quando impedidos por lei, ao atuar com motivação política evidente, expor a opinião nos meios de comunicação sobre processos não concluídos, exercer outros cargos (exceto professor), receber recompensa financeira, e atuar como advogado.

O projeto ganhou novo fôlego após o vazamento de conversas entre o ex-juiz e ministro da Justiça, Sérgio Moro, com o procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol; e tenta combater situações em que juiz ou procurador se beneficiem, favoreçam ou prejudiquem terceiros ou alcancem ;satisfação pessoal; direcionando processos.

A autoridade que violar as regras estará sujeita a uma pena de detenção que varia entre seis meses e dois anos, além de multa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação