Politica

Ação da PF mira laranjal do PSL

postado em 28/06/2019 04:04


As investigações da Polícia Federal (PF) relacionadas a candidaturas laranjas do PSL resultaram na prisão de um assessor e dois ex-assessores do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A operação Sufrágio Ostentação foi desencadeada em Minas Gerais e em Brasília. As diligências começaram em fevereiro e avaliam se mulheres que se candidataram pelo partido nas eleições do ano passado devolveram recursos do fundo eleitoral à legenda, o que caracteriza desvio de dinheiro público. A sigla é a mesma que elegeu o presidente Jair Bolsonaro.

Na capital do país, foi preso Mateus Von Rondon, assessor especial do ministro. Os agentes chegaram às 7h40 à casa dele, em um condomínio na beira do Lago Paranoá. Detido, Mateus foi encaminhado para a Superintendência da PF no Distrito Federal. De acordo com as investigações, uma empresa ligada a ele recebeu R$ 32 mil repassados pelas candidatas e aparece entre as que receberam recursos de quatro pretendentes a cargos de deputada federal e estadual. Após o fim da eleição, a companhia foi fechada. As candidatas receberam poucos votos, mesmo recebendo recursos consideráveis dos cofres públicos para as campanhas.

Além de Rondon, foi preso em Ipatinga (MG) Roberto Silva Soares, um dos coordenadores da campanha do ministro, que concorreu a uma vaga de deputado federal em 2018, e um ex-assessor de Marcelo na Câmara, Haissander Souza de Paula. A PF suspeita que Soares tenha negociado as devoluções de quantias pelas candidatas suspeitas. Atualmente, ele ocupa o cargo de primeiro-secretário do diretório do PSL em Minas.

Em nota, o Ministério do Turismo afirmou que ;não há qualquer relação entre a investigação da Polícia Federal e as funções desempenhadas pelo assessor especial Mateus Von Rondon no Ministério do Turismo;. O órgão também informou que ;aguarda mais informações para se pronunciar sobre o caso;. O PSL informou que ;todos os partidos políticos do Brasil tiveram candidatas cujo resultado nas urnas foi aquém da expectativa; e que pode ;classificar essa como uma investigação seletiva, com o objetivo de atingir o partido ao qual o Presidente da República é filiado, embora ele não tenha nada a ver com isso;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação