Politica

FHC: Guedes não tem a força necessária

postado em 02/07/2019 04:19


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), um dos idealizadores do Plano Real, disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes, não aparenta ter a força necessária para levar o país adiante e que mostra dificuldades de se relacionar com o Congresso. Para ele, o governo precisa entender que o Parlamento tem poder e que os ;impulsos; do presidente Jair Bolsonaro ;assustam;.

Em vídeo reproduzido na abertura do Correio Debate: 25 anos do real, Fernando Henrique afirmou que crença e confiança são fatores que têm mais força na vida econômica contemporânea e que, por isso, o governo precisa compreender que as instituições são fortes e funcionam. Nos primeiros seis meses de gestão, o Executivo teve atritos com outros Poderes, principalmente com o Parlamento.

;Eu vejo o ministro Paulo Guedes, de vez em quando, na televisão. Ele crê (no que diz), que é algo importante. Eu não vou discutir se está certo ou errado, mas ele acredita naquilo. Só que ele não tem o jeito de lidar com o Congresso;, declarou o ex-presidente. ;Os impulsos presidenciais assustam: demite, muda. Dá a impressão de que o ministro da Economia não tem tanto poder quanto é necessário para levar adiante o país;, completou.

O tucano destacou que é preciso respeitar e compreender as instituições e ;não expulsá-las;. ;O povo conta. Tem que falar com a nação. Ganhar a nação e ter o respeito do Congresso. Existe a burocracia pública, que tem o seu valor também, e não pode se deixar levar por ideologias. As reformas não se fazem de supetão. Elas vão acontecendo;, frisou FHC.

Ele lembrou que a implementação do Plano Real foi um processo difícil, mas que se baseou na previsibilidade. ;Sem credibilidade, as coisas não vão. Quando fizemos, muitos já tinham trabalhado nos planos anteriores. Não é um ato. É um processo que leva tempo para se estabilizar. Nós anunciamos com antecipação o que iríamos fazer para ganhar credibilidade;, disse. ;Você tem de ganhar a população e não ganhar o mercado. Mercado ganha quando eles ganham dinheiro, a população é quando é bom para ela.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação