Politica

Bolsonaro conversa com o general Heleno '24 por sete', diz porta-voz

Na fala de Otávio Rêgo Barros, o presidente dialoga e confia no ministro do GSI

Ingrid Soares
postado em 02/07/2019 21:54
Presidente Jair Bolsonaro anda ao lado do general Augusto HelenoO presidente Jair Bolsonaro (PSL) se reuniu com ministros na tarde desta terça-feira (2) para avaliação do governo. O porta voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou que a reunião foi ;produtiva; e que ;reforçou o reconhecimento; nos 22 ministros do governo, incluindo o general Heleno, o ministro do Turismo e o ministro Onyx Lorenzoni.

Sobre o conflito entre o general Augusto Heleno e Carlos Bolsonaro, que colocou em dúvida o GSI, Barros disse que o presidente Bolsonaro conversa com o general Heleno ;24 por sete;, ou seja, 24 horas e sete dias por semana. Questionado do motivo do presidente não ter feito uma defesa pública do general, o porta voz respondeu ;O presidente não nesse caso específico, por tratar-se de seu filho, mas em outros eventos, não comenta posições pessoais, quaisquer que sejam as mídias sociais;. O aporte de Bolsonaro ao General Heleno, segundo o porta-voz, é feito diariamente.

;Ele tem apreço especial pelo general, dos ministros, é com quem mais dialoga e troca ideias. Isso claramente deixa ao general mais do que a sensação, mas com a certeza da confiança do presidente no trabalho que ele desenvolve;.

Ainda durante a reunião, o ministro da Saúde, Luiz Mandetta informou sobre o lançamento ocorrido hoje (2) na Câmara dos Deputados, da nova linha de crédito da Caixa para entidades filantrópicas que prestam serviço ao SUS. A operação visa a reestruturação financeira das instituições e melhorias dos serviços prestados. Poderão ser beneficiadas 2000 entidades filantrópicas que contam com certificado de entidades beneficentes de assistência social na área da saúde, concedido pelo ministério por destinarem 60% dos atendimentos aos pacientes do SUS.

Já o ministro da economia, Paulo Guedes, apresentou um raio X atual da administração pública e uma nova ferramenta, chamada ;Painel de gestão; que traduz, segundo o porta-voz, o retrato fiel da situação da gestão pública com foco no orçamento do ministério, força de trabalho, cargos e estrutura e custeio administrativo. ;Os dados são apresentados de forma consolidada para cada ministério ou separadas para cada entidade ou estatatal. Esse é um importante mecanismo para acompanhar situação de forma detalhada em todos os órgãos;, disse.

Ainda durante a reunião, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo relatou sobre o acordo do Mercosul e da União Europeia, qualificando de ;muito exitoso; e que possui ;expectativa positiva de colher dividendos da negociação;.

Segundo o porta-voz, o Brasil apresenta oportunidades de investimentos na infraestrutura e assinou acordos de cooperação com foco em ferrovias no EUA. ;O ministro da infraestrutura Tarcisio Freitas estabeleceu uma série de encontro com investidores que teve por objetivo apresentar o plano de concessões do governo brasileiro para o período de 2020 e 2022. Esse plano prevê o montante de R$ 180 bilhões em investimentos, a partir da concessão de novos lotes de portos, aeroportos e ferrovias;, destacou.

;Essas agendas tem sido muito importante para mostrar que o Brasil sabe quais são seus desafios econômicos, como está preparada para enfrentar e o que estamos fazendo em termos de estruturação de projetos de infraestrutura. Temos observado interesse muito grande no Brasil, um estudo profundo das questões nacionais nos nossos projetos. Esse é um termômetro, mostra que nossos ativos serão procurados e há interesse grande no país e que realmente o Brasil é a bola da vez;, afirmou Guedes.
Para o ministro, é importante buscar inspiração nos EUA, que tem excelência em provisão da infraestrutura. ;Atualmente, discutimos no Congresso brasileiro uma modificação no marco legal ferroviário para aproximar nosso modelo ao americano. Isso poderia dobrar a participação nas ferrovias das matrizes brasileiras em 8 anos passando do índice de 15% para 20%;.

Jogo BrasilxArgentina

Uma caravana viajou junto com Bolsonaro para acompanhá-lo ao jogo da seleção brasileira contra a Argentina. Com ele, viajou o ministro de Estado da Defesa, o ministro de Estado das Relações Exteriores, da Economia, da Cidadania, da Saúde, de Minas e Energia, da Ciência e Tecnologia, o ministro de estado chefe da secretaria geral da Presidência da República e o ministro de estado chefe da GSI, Flávio Bolsonaro, o secretário executivo da Casa Civil, o secretário especial do esporte, do ministério da cidadania, o general Delcio Brasil, o presidente da Embratur, o secretário de comunicação da presidência e o diretor geral da Abin.

Protesto

Agentes de segurança e policiais civis realizaram uma manifestação em frente ao Congresso nesta terça-feira (2) No final da tarde, pararam em frente ao Planalto e entoaram frases como ;Acabou o amor, Bolsonaro traidor;.

Sobre o protesto, o porta-voz disse que Bolsonaro sabe que ;As forças de segurança, em especial as federais, são essenciais para um projeto maior de segurança pública do país. Compreende as suas diferenças como categoria, as apoia, as coloca acima de todas as categorias. O presidente continua acompanhando isso com olhos de quem vivenciou ao longo de 28 anos de mandato as preocupações, seja das Forças Armadas, seja dos órgãos de segurança pública. Por compreendê-las, atua na medidas de suas possibilidades para adequá-las;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação