Politica

Bolsonaro diz que a esquerda o apoiaria se ele defendesse sexualização

Em rede social, presidente afirmou que é atacado pela esquerda por defender trabalho infantil

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/07/2019 15:16
Bolsonaro fala sobre trabalho infantilApós passar a ser alvo de criticas por defender o trabalho infantil, o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais, nesta sexta-feira (5/7), para se defender e acusar a esquerda. Segundo a postagem, se ele ;estivesse defendendo sexualização e uso de drogas, (a esquerda) estariam o idolatrando;.

Ainda na mensagem, Bolsonaro afirmou que a ;esquerda está me atacando por defender que nossos filhos sejam educados para desenvolver a cultura do trabalho desde cedo;.

O assunto foi abordado pelo presidente durante transmissão ao vivo em rede social. Ao lembrar da infância, o presidente disse que trabalhava com "9, 10 anos" e chegou a sugerir que é a favor do trabalho infantil. "Trabalho dignifica o homem, a mulher, não interessa a idade", disse.

[VIDEO1]

"Me fez bem"

Bolsonaro também comentou o assunto durante solenidade do 196; aniversário da criação do Batalhão do Imperador. "Trabalhei desde os 8 anos de idade, quebrando milho, plantando milho com matraca, colhendo banana, levando caixa de banana nas costas com 10 anos nas costas, e estudava. E hoje sou o que sou. Não é demagogia. É a verdade", declarou.

O presidente voltou a insinuar que, hoje, uma criança usando drogas gera menos repercussão do que uma criança trabalhando. "Se tiver um moleque fumando um ;paralelepípedo; de crack ninguém fala nada, acha normal. Trabalhar enobrece. Não estou defendendo trabalho infantil, muito menos o escravo. Mas me fez muito bem trabalhar. Me transformou até fisicamente muito bem. Depois fui penta atleta das Forças Armadas, dado o que ralei lá no passado", ressaltou.

Além de trabalhar quebrando milho, o presidente disse que também pescava peixes para vender com os irmãos. "Quantas vezes não ia lá lançar, arrastar rede de meia noite às 6h da manhã, que era a hora que o peixe cascudo ia para a testa das praias do Rio Ribeira de Iguape. Se, hoje em dia, pega um moleque lavando um carro, é um escândalo. Agora, se ele fumar uma pedra de crack, não tem problema. O trabalho enobrece a todo mundo e se aprende a dar valor ao dinheiro desde cedo quando se trabalha", disse.

Como reação, internautas resgataram uma entrevista dada por um dos irmãos do presidente, Renato, em 2015, na qual dizia que o pai deles nunca os deixou trabalhar. "Meu pai tinha o estilão dele, boêmio. Mas nunca deixou um filho trabalhar, porque achava que o filho tinha que estudar", disse à revista Crescer.

O que diz a lei

O trabalho infantil é proibido no Brasil por lei. Considera-se trabalho infantil toda atividade econômica ou de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remunerada ou não, realizada por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos.

Além disso, o trabalho infantil compreende a proibição do trabalho noturno, perigoso ou insalubre realizado por menores de 18 anos de idade. Ressalvada a condição de adolescentes aprendiz a partir dos 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação