Politica

Joice: reforma da Previdência tem um pouco mais de 340 votos favoráveis

A líder do governo no Congresso afirmou, ainda, que as chances não são boas para inclusão dos estados e municípios no texto

Hamilton Ferrari
postado em 08/07/2019 16:18
Joice Hasselmann
A líder do governo no Congresso Nacional, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), disse, na tarde desta segunda-feira (8/7), que a reforma da Previdência deve ser aprovada em dois turnos na Câmara até esta sexta-feira (12/7). De acordo com cálculos dela, há "um pouco mais de 340 votos" favoráveis à Proposta de Emenda da Constituição (PEC) n; 6, que trata sobre o tema. Ela se reune com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni e outros parlamentares na Residência Oficial da Câmara.

[SAIBAMAIS]Questionada se a reforma poderá sofrer mais alterações, ela disse que seria "mais fácil perguntar os números da Mega Sena". Ela não descartou a possibilidade de ter uma emenda aglutinatina global do relator, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). "Teremos que negociar com os líderes. Isso não se decide sozinho", afirmou.

Sobre a possibilidade de flexibilizar as mudanças para as regras de aposentadorias e pensões dos militares, a líder do governo no Congresso declarou queo presidente Jair Bolsonaro "quer que avance". "Avançar é conseguir fazer alguma coisa que seja pela categoria, porém que não seja algo que ofenda os outros que estão contribuindo. Nós não podemos simplesmente retirar uma categoria do processo ou manter paridade e integralidade para uma única categoria", destacou. "O presidente já fez alguns acenos, mas a categoria não aceitou. Especialmente os policiais federais. Em relação aos policiais civis tem que aguardar para ver se entra estados e municípios (na reforma). Isso daí é um problema dos entes", completou.

De acordo com a líder, o Congresso não pode flexibilizar o texto para categorias específicas para não incentivar novas mudanças em outras classes. "Eu sou uma defensora contumás da Polícia Federal e polícias como um todo. Mas não podemos sacar uma categoria e criar privilégios específicos, porque senão seríamos injustos com o restante do povo brasileiro", declarou.

O governo federal também tem dificuldades em incluir os estados e municípios na reforma. Para Joice, as chances não são boas. "Eu acho que a chance não é grande (de inclusão dos entes federais na proposta no plenário). Mas não é impossível. Nós temos uma possibilidade, sim", alegou a líder.

Joice Hasselmann disse que tem trabalhado para que o PSL, seu partido, não apresente destaques no texto. "Eu tenho conversado com o presidente e com o líder do PSL para que não haja, porque nós precisamos focar em aprovar esse texto. Chega. Já deu", desabafou. "Nós temos que aprovar esse negócio. Se ficarmos rompendo acordos, tentar transformar o texto num frankstein ou reduzir a reforma, o PSL não pode emagrecer a reforma da Previdência. Nós somos o partido que tem a maior responsabilidade em relação a isso", acrecentou.

Ela não garantiu, porém, que conseguirá evitar os destaques. "Em plenário, tudo é uma surpresa. Temos que aguardar para ver", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação