Politica

TCU notifica Guedes

postado em 09/07/2019 04:03


O Tribunal de Contas da União (TCU) notificou o ministro Paulo Guedes, da Economia para que explique, em 24 horas, se o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) está investigando eventuais movimentações financeiras atípicas do jornalista Glenn Greewald, do site The Intercept. O pedido de explicações, por iniciativa do subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Rocha Furtado, também foi enviado ao presidente do Coaf, Roberto Leonel de Oliveira Lima.

Lucas afirma que, se verdadeira, a investigação visa intimidar o jornalista. Greenwald é autor de reportagens sobre mensagens atribuídas ao ministro Sérgio Moro e procuradores da Lava-Jato. O conteúdo dos diálogos levanta suspeitas de que Moro teria exorbitado das funções de juiz quando era titular da 13; Vara Federal de Curitiba. ;A motivação desta investigação teria sido, mediante perseguição e abuso de poder, intimidar o jornalista;, diz o documento enviado ao TCU por Lucas Furtado.

O procurador da República Deltan Dallagnol, que também aparece nas conversas, foi convidado a prestar depoimento na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, mas não quis comparecer. A ida dele ao Parlamento estava prevista para hoje. Em ofício, enviado à Comissão, o procurador afirmou que seu trabalho é técnico e está sujeito ;à apreciação do poder Judiciário;. (RS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação