Politica

Intercept tem mais material

postado em 12/07/2019 04:21

Durante aproximadamente quatro horas, o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, foi questionado por senadores na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Convocado para prestar esclarecimentos sobre a divulgação de reportagens com mensagens que seriam de autoria do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, enquanto ele era juiz federal na 13; Vara Criminal Federal de Curitiba, Greenwald disse que o material é autêntico. O repórter afirmou que ;tem muito mais material de interesse público, sobre muitos outros assuntos, que ainda vai ser reportado;.

O jornalista disse não temer retaliação de Moro. ;Há notícias de que ele está investigando e ele nunca negou. Isso mostra a mentalidade do ministro. Ele quer que fiquemos com medo. Não temos medo nenhum, vamos continuar publicando. Tenho evidências autênticas para apoiar a nossa reportagem;, garantiu. Greenwald não poupou críticas ao ministro. Disse que Moro ;tem amnésia, uma memória tão incapacitada que não pode se lembrar de nada do que escreveu há um ano;, que é ;totalmente radical e severo;, por permitir ameaças a ele e a sua família por conta das matérias.

Durante a sessão, o único senador que confrontou Greenwald foi Marcos do Val (Cidadania-ES). Ele questionou se o jornalista teria oferecido dinheiro a alguém para obter as mensagens atribuídas a Moro e disse que só acreditaria na autenticidade dos diálogos se o material fosse periciado pela Polícia Federal. O senador até sugeriu que Greenwald entregasse o conteúdo à CIA (serviço de inteligência dos Estados Unidos), ou ao FBI (agência que pertence ao Departamento de Justiça dos EUA).

O jornalista, no entanto, defendeu a liberdade de imprensa. ;Nós não entregamos e nunca vamos entregar nosso material jornalístico para a polícia ou tribunais porque isso é uma coisa que acontece em países autoritários, tiranias, e não em democracias. O que nós fizemos, como profissionais, foi verificar com muita cautela que o material é totalmente autêntico;, respondeu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação