Politica

Na Bahia, Bolsonaro afaga nordestinos depois de polêmica com governadores

Em cerimônia de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (BA), declarou amor à região e disse ''somos todos 'paraíbas'''

Rodolfo Costa
postado em 23/07/2019 15:11
Cerimônia de Inauguração do aeroporto Glauber RochaDepois de polemizar na última sexta-feira (19/7), o presidente Jair Boslonaro fez afagos ao Nordeste. Em cerimônia de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (BA), declarou amor à região e disse ;somos todos ;paraíbas;;, sugerindo que a única filha, Laura Bolsonaro, de 8 anos, tem ;sangue nordestino;. A mulher dele, Michelle Bolsonaro, nascida na Ceilândia, é filha de cearense.

A polêmica da última sexta-feira foi causada após vazar vídeo em que Bolsonaro fala sobre ;governadores de paraíba;, em referência aos gestores estaduais do Nordeste, com críticas, sobretudo, ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). ;Não tem que ter nada para esse cara;, declarou, informalmente, ao ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
O presidente negou ter chamado os governadores nordestinos de ;paraíbas;. No sábado, disse que se referia apenas a Dino e ao governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB). ;Falaram, agora, que eu estou criticando o Nordeste, você viu? Dois governadores, o do Maranhão e da Paraíba, que são intragáveis;, declarou.

Na passagem pela Bahia, nesta terça, procurou amenizar o desconforto. ;Eu amo o Nordeste. Afinal de contas, a minha filha tem em suas veias sangue de ;cabra da peste;. ;Cabra da peste; de Crateús, o nosso estado aqui, mais pra cima, o nosso Ceará. Quem é nordestino aqui levanta o braço. Quem concorda com o presidente Jair Bolsonaro levanta o braço. Estamos juntos ou não estamos?;, declarou.

Em pronunciamento, Bolsonaro evitou a polêmica e manifestou não ter intenção em ;dividir; o país. ;Não estou em Vitória da Conquista, não estou na Bahia, nem no Nordeste. Estou no Brasil. Não há divisão entre nós: (divisão por) sexo, raça, cor, religião ou região. Somos um só povo com um só objetivo: colocar esse grande país em um lugar de destaque que merece;, declarou. Ao fim do discurso, vestiu um chapéu de vaqueiro e disse não ser qualquer um que ;usa um trem desses na cabeça, não;. ;Somos todos ;paraíba;, somos todos baianos. O que nós não somos é aqueles que querem puxar para trás o nosso estado, o nosso Brasil. Aí, nós não somos;, frisou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação