Politica

Empresas celebram consenso

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/07/2019 04:04
Para o ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que se reuniu separadamente com representantes das empresas, solução traz segurança jurídica

Os representantes de transportadoras saíram satisfeitos da reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, realizada ontem. Marcada para as 11h, começou depois do meio-dia. O ministro ficou reunido com 47 representantes de transportadoras, responsáveis por cargas da indústria e do agronegócio, até quase as 15h. Participaram da conversa empresas, federações, cooperativas, sindicatos, além da Agência Nacional dos transportes Terrestres (ANTT). Ao deixarem o encontro, os dirigentes falaram em ;consenso; e ;otimismo;.

Flávio Benatti, vice-presidente de Transporte Rodoviário de Cargas da Confederação Nacional do Transporte (CNT), deixou o prédio da Infraestrutura tecendo elogios a Freitas. Disse que o ministro estava no caminho certo, que passou segurança durante a reunião, e que a busca de consenso é o único meio de solucionar o impasse sobre a tabela de frete. ;É uma situação complexa, a questão do tabelamento, e pelo que ouvimos do ministro, saímos otimistas em relação à busca desse consenso;, afirmou.

Benatti ressaltou que se trata de ;uma negociação entre todos os envolvidos;. Ele destacou também o julgamento da constitucionalidade do tabelamento, ação que está no Supremo Tribunal Federal (STF). ;Na realidade, vivemos um momento em que essa questão está sub judice. Há uma insegurança jurídica grande no setor empresarial de transporte. Enquanto não houver decisão judicial, pelo menos, que haja um caminho pacífico;, disse.

José Hélio Fernandes, presidente da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC), disse que seria interessante o STF antecipar a análise da constitucionalidade da tabela antiga, julgamento que está marcado para 4 de setembro. Porém, evitou responder sobre como ficará o tabelamento. ;Poderia dizer que viemos bastante preocupados, mas a reunião nos surpreendeu positivamente. Em uma situação como essa, realmente, tem de haver diálogo. O governo conversou com embarcadores, setor empresarial, autônomos, e temos certeza de que isso vai avançar positivamente;, garantiu. (LC e SK)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação