postado em 28/07/2019 04:04
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a indicação do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos. O chefe do Palácio do Planalto defendeu a exploração de minerais nessas áreas, justificando que, para isso, quer alguém de sua confiança para aproximar o Brasil dos EUA.
;A terra é riquíssima (reserva indígena Ianomami). Junta-se com a Raposa Serra do Sol, é um absurdo o que temos de minerais ali. Estou procurando o primeiro mundo para explorar essas áreas em parceria e agregando valor. Por isso, a minha aproximação com os Estados Unidos. Por isso, eu quero uma pessoa de confiança minha na embaixada dos EUA;, argumentou. ;Vocês acham que eu colocaria um filho meu num posto de destaque desse para pagar vexame? Quero contato rápido e imediato com o presidente americano (Donald Trump).; Bolsonaro disse ainda que, nesta semana, serão divulgados novos dados sobre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe): ;Vocês vão ter uma surpresa;.
O pedido para Eduardo ser embaixador nos Estados Unidos já está em Washington. Na semana passada, ao comentar a indicação Bolsonaro disse: ;Pretendo beneficiar filho meu, sim;.
Helicóptero
O chefe do Planalto também respondeu à imprensa sobre o uso de helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) por seus parentes para ir ao casamento de Eduardo. ;Fui ao casamento do meu filho. Minha família da região do Vale do Ribeira estava comigo. Eu vou negar o helicóptero e mandar de carro? Não gastei nada além do que já ia gastar;, rebateu.
Questionado se não via incompatibilidade na atitude, o presidente disse que sempre viaja com dois helicópteros. ;Se eu errar, assumo e arco com as consequências. Até o momento, pelo que vejo, nada de errado aconteceu em meu governo.; Ele também frisou que reduziu os gastos no cartão corporativo. Nesse momento, pediu a um auxiliar que entregasse o cartão e mostrou que ele ainda estava com a tarja de bloqueio.
Na sexta-feira, o presidente se irritou e encerrou abruptamente uma entrevista coletiva ao ser questionado, em Goiânia, sobre o uso do helicóptero da FAB por seus familiares para a ida ao casamento ; o vídeo da viagem foi postado por um dos parentes dele.
Cacique é assassinado
Garimpeiros armados com metralhadoras invadiram a aldeia indígena Waiãpi, na região de Pedra Branca do Amapari, no Amapá. De acordo com líderes locais, um cacique foi morto durante o conflito. Mulheres e crianças fugiram para outra aldeia, enquanto os homens ensaiavam enfrentar os invasores. Diante do risco de um conflito mais violento, equipes da Polícia Federal e da Polícia Militar do Amapá foram enviados para a região no começo da noite de ontem, para reforçar a segurança. O trajeto é feito de barco, e o acesso à cidade leva cerca de três horas.
Jogos eletrônicos
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, por meio do Twitter, que um ;apelo no Face; fez com que ele pedisse à equipe econômica a redução dos impostos sobre jogos eletrônicos. ;Após ler em meu Face o apelo do leitor Vennicios M. Teles pedindo para baixar impostos sobre jogos eletrônicos, resolvi consultar nossa equipe econômica. Atualmente o IPI varia entre 20% e 50%. Ultimamos estudos para baixá-los. O Brasil é o 2; mercado no mundo nesse setor;, escreveu. O filho mais novo do presidente, Jair Renan, é usuário de games on-line e costuma compartilhar vídeos no Instagram.