Politica

Dário Messer, o Doleiro dos Doleiros, é preso pela Polícia Federal

Acusado de operar propinas para cerca de 400 pessoas, Messer estava foragido desde maio de 2018, quando sua prisão foi decretada pelo juiz Marcelo Bretas

Renato Souza
postado em 31/07/2019 17:56
Dário Messer, doleiro da Lava-JatoA Polícia Federal prendeu, em São Paulo, Dário Messer, conhecido como O Doleiro dos Doleiros, que estava foragido desde o ano passado. Messer foi detido na tarde desta quarta-feira (31/7) no bairro dos Jardins, na Zona Oeste da capital paulista. Ele é réu na Operação Câmbio, Desligo, que investiga operadores do sistema financeiro suspeitos de transações ilegais no Brasil e no exterior.

[SAIBAMAIS]A operação é um desdobramento da Lava-Jato no Rio de Janeiro e mira doleiros acusados de abastecer esquemas de corrupção. Messer é alvo de investigações há uma década, sendo citado ainda no caso do Banestado.

Prisão decretada em 2018

Ele foi alvo de uma ação policial no ano passado e teve a prisão decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7; Vara Federal do Rio de Janeiro. A PF suspeita de que ele recebeu informações privilegiadas sobre a investigação e fugiu antes de ser encontrado pelos agentes. Ele foi delatado por Vinicius Claret e Cláudio Barboza, presos no Uruguai, em 2017.

Messer seria, segundo a acusação, operador de propinas para mais de 400 pessoas, incluindo o ex-governador fluminense Sérgio Cabral, que está preso e tem condenações que somam 215 anos de prisão. Familiares de Messer colaboraram com a Justiça e deram informações que ajudaram a entender o esquema criminoso. Os parentes dele se comprometeram a devolver R$ 270 milhões aos cofres públicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação