Politica

Brasil é aliado extra-Otan

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/08/2019 04:04
O Brasil e os Estados Unidos estão cada vez mais próximos. Depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter cumprido a promessa que fez ao presidente Jair Bolsonaro de incluir o Brasil na lista de países aliados extra-Otan, o chefe do Planalto sugeriu à imprensa, ontem, não ;atacar o Trump;. ;É meu ídolo;, disse.

A titulação de um membro extra-Otan é a designação de não membros da Aliança da Organização do Tratado do Atlântico Norte. São nações que possuem relacionamento estratégico com as Forças Armadas norte-americanas sem estar incluídos na entidade internacional. ;Designo a República Federativa do Brasil como aliado preferencial dos Estados Unidos fora da Otan;, informou Trump em nota oficial na noite de quarta-feira.

Atualmente, 17 países possuem esse status, e os benefícios disso estão mais relacionados a comércio e treinamento, já que os países da lista podem comprar equipamentos militares americanos, ter acesso a financiamento para a compra desses equipamentos e participar de treinamentos conjuntos com as Forças Armadas dos Estados Unidos. São aliados extra-Otan Argentina, Austrália, Barein, Egito, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Marrocos, Nova Zelândia, Paquistão, Filipinas, Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia, Afeganistão e Tunísia. A Otan é uma aliança político-militar entre Estados Unidos, Canadá e países europeus, com o objetivo principal de defesa coletiva dos Estados-membros. (Colaborou Rodolfo Costa)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação