Politica

Weintraub chama Paulo Freire de 'fetiche' e critica: 'É ou não é feio'

No mesmo dia, Abraham Weintraub comparou o educador ao ex-presidente Lula, que tem título de doutor mas está 'enjaulado'

Juliana Cipriani/Estado de Minas
postado em 02/08/2019 10:20
No mesmo dia, Abraham Weintraub comparou o educador ao ex-presidente Lula, que tem título de doutor mas está 'enjaulado'Colecionador de polêmicas, o ministro da Educação Abraham voltou a usar as redes sociais para atacar a esquerda e o educador Paulo Freire na noite dessa quinta-feira (1). Desta vez, divulgou a imagem de um mural em homenagem ao professor e filósofo que fica em frente ao Ministério da Educação (MEC) e provocou: ;É ou não é feio de doer?;

Na mesma sequência de tweets, Weintraub divulgou link de um programa da rádio Joven Pan do qual participou na mesma manhã e agradeceu ao deputado federal Carlos Jordy (PSL/RJ), que havia postado originalmente a entrevista, para decretar: ;Pena que perdemos tempo nesse fetiche da esquerda: Paulo Freire ;;, disse o ministro.

[SAIBAMAIS]Mais cedo, na entrevista, o ministro da Educação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) havia questionado o doutorado do educador Paulo Freire e o comparado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). ;E daí que recebeu o título de doutor honoris causa? O lula também recebeu e tá preso, tá na cadeia, enjaulado;, disse.

Sociedade "menos feia"

O mural em homenagem a Paulo Freire criticado pelo ministro foi feito pelo artista plástico Henrique Gougon e inaugurado em dezembro de 2003 pelo então ministro da Educação Cristovam Buarque, na presença da viúva do homenageado Ana Maria Araújo Freire. O mosaico tem o formato de um livro e mostra a assinatura de Paulo Freire cercada por assinaturas de adultos recém alfabetizados no país.

Na ocasião, Gougon disse que demorou dois meses para terminar a obra e que usou pedaços de vários tipos de mármore, broca de dentista e tinta automotiva resistentes ao tempo.

Curiosamente, no discurso de inauguração, a viúva de Paulo Freire, Ana Maria, afirmou que o educador lutou por mais de 60 anos, até o último dia de vida, para ;fazer uma sociedade menos feia e menos injusta, mais bonita e democrática;.

O escritor Paulo Freire é autor de várias obras na área de educação e aclamado mundialmente como referência no setor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação