Politica

Marcos Cintra diz estar surpreso com suspeita lançada contra a Receita

"Estou surpreso com as suspeitas lançadas contra a RFB, instituição que sempre buscou lisura e impessoalidade em suas ações", disse o secretário especial do órgão

Ingrid Soares
postado em 03/08/2019 20:56

O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, se pronunciou na tarde deste sábado (3) pelo Twitter sobre a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que pediu que o órgão detalhe os números dos processos abertos nos últimos cinco anos relacionados a fiscalizações que envolvam autoridades e ex-autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário e também de seus cônjuges e dependentes. O pedido foi feito pelo Ministério Público.
"Acabo de receber pedido de enorme volume de informações à Receita Federal, agora vindo do TCU. Repito o que disse ainda hoje em relação ao STF: estou surpreso com as suspeitas lançadas contra a RFB, instituição que sempre buscou lisura e impessoalidade em suas ações", disse.
[VIDEO1]
Ainda na segunda-feira (29), o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão de qualquer investigação em curso na Receita Federal envolvendo 133 contribuintes por indícios de irregularidades e afastou temporariamente dois servidores da Receita, por ;indevida quebra de sigilo;. A apuração da Receita incluiu, os nomes das mulheres dos ministros do STF Dias Toffoli e Gilmar Mendes.
Mais cedo, Cintra já havia dito pelo Twitter que a decisão do STF ;obviamente; será cumprida pelo Fisco. ;A instituição tem mais de 25 mil servidores pautados pela lisura e impessoalidade. Casos isolados de desvio de finalidade sempre tiveram, e continuarão tendo, apuração rigorosa e punição exemplar;.
[VIDEO2]
O documento assinado nesta sexta-feira (2) pelo ministro Bruno Dantas, abrange presidentes da República, deputados federais, senadores, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Dantas, a decisão visa apurar indícios de irregularidades praticadas na Receita, como possível desvio de finalidade dos auditores, com uso de recursos públicos. O ministro especificou que a Receita informe ao TCU ;os números dos processos relacionados à fiscalização de agentes públicos federais bem como as respectivas matrículas de todos os servidores do referido órgão que acessaram as informações constantes desses processos fiscais;.
O TCU requisitou também a remessa, no mesmo prazo, de nome e matrícula dos servidores da Receita ;formalmente designados para atuar nos processos de fiscalização; que estão na mira da Corte e do STF, e de todos os funcionários que, ;independentemente de vínculo formalizado aos processos de fiscalização;, acessaram informações de autoridades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação