Publicidade

Correio Braziliense

Darcton Policarpo Damião é anunciado presidente interino do Inpe

Ministro Marcos Pontes afirmou em uma rede social que o conhecimento técnico de Damião sobre desmatamento pesou na decisão


postado em 05/08/2019 18:57 / atualizado em 05/08/2019 22:06

O ministro Marcos Pontes destaca que Damião demonstrou total habilidade de gestão pública por onde passou(foto: CNI/Divulgação)
O ministro Marcos Pontes destaca que Damião demonstrou total habilidade de gestão pública por onde passou (foto: CNI/Divulgação)


O ministro da Ciência e Tenologia Marcos Pontes anunciou, via vídeo em rede social, o novo presidente interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O escolhido foi Darcton Policarpo Damião.

"Ele é doutor na área de desmatamento, tem passagem pelo Inpe, é uma pessoa de confiança logicamente e é uma pessoa que tem capacidade de gestão já demonstrada nos diversos cargos que exerceu", justificou Pontes no vídeo.

O nome de Damião precisa ser enviado à Casa Civil e confirmado por ela.

"Estamos no processo de substituição do presidente do Inpe. Nesse processo, temos de colocar um diretor interino. Depois, fazer a chamada para um comitê de busca para eleger uma lista tríplice e, dessa lista tríplice,  sai o novo diretor", explica Pontes no vídeo.

Segundo o ministério, Darcton Policarpo Damião é graduado em ciências aeronáuticas na Academia da Força Aérea (AFA) e tem MBA em gestão empreendedora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestrado em sensoriamento remoto pelo Inpe, e doutorado em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

Damião deve substituir Ricardo Magnus Osório Galvão, que deixou o cargo na última sexta-feira (2/8) após discordar do presidente Jair Bolsonaro com relação a dados sobre o desmatamento.

Íntegra da nota do ministério da Ciência e Tecnologia


"O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC informa que, nesta segunda-feira (5), o Dr. Darcton Policarpo Damião foi escolhido para substituir interinamente o Sr. Ricardo Galvão na diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Darcton Policarpo Damião possui um currículo extenso com graduação em Ciências Aeronáuticas na Academia da Força Aérea - AFA, MBA em Gestão Empreendedora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE, doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília - UnB dentre outros cursos.

Com relação ao processo de escolha do diretor definitivo será por comitê de busca com lista tríplice pelo o MCTIC, em data a ser definida."

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade