A advogada Mariana Favoreto Thiele foi nomeada a nova diretora jurídica da usina binacional de Itaipu. A nomeação foi publicada nesta terça-feira, (6/8), no Diário Oficial da União com a assinatura do presidente Jair Bolsonaro e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Mariana terá mandato até maio de 2022.
Conhecida da casa, Favoreto tem 38 anos e trabalha na empresa há 17. Ela susbtitiu o advogado Cezar Ziliotto, que ocupou o cargo durante quase oito anos. Agora, a advogada é a "terceira diretora de toda a história da margem esquerda da usina e quinta ;prata da casa; a ser nomeada para um cargo de diretoria, e o quinto nome escolhido por Bolsonaro para compor a equipe do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna", informou a Itaipu, em nota.
Mariana atuou por 16 anos na Diretoria Jurídica da Itaipu, entre 2002 a 2018, nas funções de superintendente e gerente de Licitações e Contratos. Desde abril de 2018, exercia a função de diretora superintendente da Fundação Itaipu Brasil de Previdência Complementar (FIBRA). Recentemente havia sido nomeada como assistente do diretor-geral brasileiro.
[SAIBAMAIS]A diretoria executiva de Itaipu é composta por 12 diretores, seis deles brasileiros e outros seis paraguaios. Favoreto deve tomar posse ainda nesta terça-feira, em uma solenidade no Centro Executivo de Itaipu, em Foz do Iguaçu.