Politica

Reforma tributária será a próxima prioridade do governo, diz Bolsonaro

O objetivo é encaminhar uma matéria prevendo a unificação de tributos federais por meio de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA)

Rodolfo Costa
postado em 08/08/2019 10:34
BolsonaroSuperada a reforma da Previdência, a reforma tributária é a próxima prioridade do governo. A informação foi dita pelo próprio Jair Bolsonaro, que, embora manifestado a intenção de tramitar outras propostas na Câmara, afirmou que será a modernização do sistema tributário que receberá as atenções do Executivo no Congresso. O objetivo é encaminhar uma matéria prevendo a unificação de tributos federais por meio de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

O presidente não detalhou quais impostos serão unificados, mas informações ditas por interlocutores da equipe econômica bancam que serão englobados no IVA o PIS, Cofins, IPI, CSLL e IOF. ;A tributária a gente vai mexer com os tributos federais. Não tem que botar estado e município, como na Previdência;, declarou. Evasivo, Bolsonaro evitou comentar, no entanto, se a reforma tributária do governo vai propor um imposto sobre transações financeiras de ponta a ponta, tanto por quem paga, quanto por quem recebe, aos moldes da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

O argumento, segundo ele, é a pouca expertise em economia. ;Não posso entrar em detalhe. Já falei para vocês que não sou economista. Quem era, afundou o Brasil;, declarou, em alfinetada à ex-presidente Dilma Rousseff, que tem formação em economia. Manifestou, contudo, o desejo de que a reforma tributária não englobe o ICMS e o ISS, impostos estadual e municipal, respectivamente. ;Nesta proposta está acertada até agora que vai tratar exclusivamente de impostos federais. Ao longo de 28 anos, nada prosperou (no Congresso) porque queriam resolver tudo;, ponderou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação