Politica

Texto da reforma da Previdência já está nas mãos de Davi Alcolumbre

O relator da Previdência Social no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), afirmou que a tramitação do projeto na casa deva durar 60 dias

Luiz Calcagno
postado em 08/08/2019 15:05
Davi Alcolumbre recebendo o texto da reforma pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) entregou o texto da reforma da Previdência ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-PA) no início da tarde desta quinta-feira (8/8). Participaram da reunião o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator da Previdência Social no Senado, e o líder da Rede na Casa, Randolfe Rodrigues (AP).

[SAIBAMAIS] Ao entrar, Jereissati afirmou que o texto da reforma deverá tramitar no Senado por cerca de 60 dias entre a comissão e o plenário. O líder do PSL na Casa, Major Olímpio (SP), havia adiantado o tempo previsto para o andamento da matéria na nova etapa após a Câmara. A expectativa é que possíveis alterações na proposta de emenda à constituição sejam inclusas na pec paralela, que também colocará estados e municípios nas alterações do sistema previdenciário.

Nesse ritmo, seria possível que a Pec 6/2019 fosse sancionada até a primeira quinzena de outubro. Após a solenidade, Alcolumbre abriu, às 14h17, a sessão plenária para ler o texto da reforma da Previdência. "Quero em nome do Senado da República, da Casa da Federação, registrar com felicidade a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia no nosso gabinete, fazendo um gesto simbólico, mas,ao mesmo tempo, importante, desse momento que o Brasil vive. Estamos todos aqui, Senadores, desde o início da legislatura, acompanhando o andamento da reforma da Previdência na Câmara, que se encerrou no dia de ontem. Hoje, o presidente Rodrigo Maia, com seus líderes, veio ao Senado me entregar em mãos. Isso é um gesto histórico para o Brasil", disse Alcolumbre.

O presidente do Senado parabenizou Maia e os líderes de bancadas e partidos na Câmara ,além de Maia, pela aprovação do texto. "Essa reforma votada na Câmara e entregue a mim hoje no Senado e a todos os Senadores é a demonstração do que o parlamento, o poder constituído, está antenado com as necessidades da sociedade", declarou Alcolumbre.

Posteriormente, no discurso do plenário, o presidente do Senado repetiu a tônica das palavras, mas ressaltou, também, a importância da força das instituições, o perigo da divisão da sociedade e o valor do diálogo. Sobre a tramitação, Alcolumbre falou em estabelecer um calendário razoável e na construção de uma nova pec igualmente debatida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação