Politica

'É só fazer cocô dia sim, dia não', diz Bolsonaro sobre poluição ambiental

O presidente insinuou, ainda, com mais uma carga de ironia, que isso é possível de ser feito ao ''comer um pouquinho menos''

Rodolfo Costa
postado em 09/08/2019 14:26
BolsonaroO presidente Jair Bolsonaro sugeriu, ironicamente, fazer ;cocô dia sim, dia não; para o combate da poluição ambiental. A resposta foi dada ao ser questionado sobre a viabilidade em conciliar crescimento econômico e preservação ambiental. Insinuou, ainda, com mais uma carga de ironia, que isso é possível de ser feito ao ;comer um pouquinho menos;.

Os comentários foram feitos em um momento em que Bolsonaro respondia a questionamentos sobre o incentivo de defensivos agrícolas, e os impactos sobre isso no meio ambiente. O presidente respondeu que o mundo conta, hoje, com 7,6 bilhões de habitantes no mundo, e que nascem, anualmente, 70 milhões. Somente no Brasil, ele afirmou que nascem 2 milhões por ano.
[VIDEO1]

As informações sobre o Brasil são do Ministério da Defesa, com base no alistamento obrigatório. ;Os números apontam que crescemos pouco mais de 2 milhões de habitantes por ano. As pessoas têm que comer. Como vai estimular o agronegócio, a parte da economia que mais tem dado certo no Brasil. Nós concorremos com Austrália, Estados Unidos, então, temos que colaborar com esse setor;, sustentou.

Guerra comercial

O aumento no registro de novos defensivos agrícolas é uma proposta do governo para tornar o agronegócio mais produtivo, defendeu Bolsonaro. Para ele, as pressões e críticas são em decorrência da guerra comercial. ;Por que a pressão enorme sobre a Amazônia? Pois querem a Amazônia, pô. Ninguém chama uma menina de feia se ela não é bonita. O que no mundo todo está conectado. Nossa união com o Mercosul (e a União Europeia), (por exemplo), tem outros países que não estão gostando disso, pois vão perder mercado na Europa. É natural isso. Nós é que devemos falar a verdade e divulgar o que o Brasil tem de bom. E se tirarmos o agro fora, nossos commodities, vamos viver do que?;, questionou.

Ao comentar sobre ;comer menos; e ;fazer cocô dia sim, dia não;, Bolsonaro sugeriu que, ao se falar de um crescimento populacional de quase 70 milhões de pessoas por ano, precisa de uma política de planejamento familiar. ;E não to falando de controle não. É planejamento familiar. Pessoas que têm mais cultura tem menos filhos. Sou exceção à regra, mas, como regra, é isso;, declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação