Maria Eduarda Cardim
postado em 12/08/2019 19:07
A movimentação no Senado Federal foi atípica nesta segunda-feira (12/8). O alto quórum obtido na sessão foi em decorrência da homenagem feita ao general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. A sessão foi marcada pela presença de autoridades, por exemplo o vice-presidente Hamilton Mourão, que representou o presidente Jair Bolsonaro no evento.
A sessão reuniu também a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Os discursos de homenagem seguiram a mesma linha e exaltaram os feitos do general, que hoje atua como assessor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Palácio do Planalto.
O presidente do Senado, David Alcolumbre, fez questão de ressaltar o número de deputados presentes. ;Essa segunda feira será marcada na história do senado federal. Você (general Villas Bôas coloca o maior quórum presente em uma sessão do senado na segunda. Isso é o reconhecimento de todos;,
David exaltou também a presença do general, que se locomove com uma cadeira de rodas, na mesa do plenário. ;Isso só é possível graças a obra que fizemos recentemente que colocou uma rampa de acesso a mesa diretora do Senado Federal. Estou orgulhoso de ter feito parte disso;, disse. A via de acesso à mesa do plenário foi inaugurada na última terça-feira (6/8).
Mesmo com dificuldade na fala, o general Villas Bôas fez questão de se manifestar. Em sua fala, agradeceu os cumprimentos feitos e exaltou a confiança no exército. ;Tudo que foi feito no meu periodo de comando foi feito porque eu tinha certeza e confiança na coesão do exercício e dos propósitos do exército;, declarou.
Villa Bôas também ressaltou o suporte que recebe da família. ;Na medida que o tempo passa vamos descobrindo que vamos ficar dependentes das mulheres. Graças a Deus eu tenho uma família de mulheres fortes que tem sido meu suporte durante todos esses anos;, disse.