Politica

Gilmar suspende ação contra Cabral

postado em 16/08/2019 04:04
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a tramitação de um processo que corre contra o ex-governador do Rio Sérgio Cabral até que a Corte decida sobre a legalidade do compartilhamento de dados entre o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e outras instituições. O magistrado atendeu a um pedido de Lineu Castilho Martins, réu em um processo da Operação C;est Fini, que investiga o pagamento de propina durante a realização de obras no Rio. Castilho e outros réus também são beneficiados.

O processo foi aberto pelo juiz Marcelo Bretas, da 7; Vara Federal do Rio. O magistrado carioca já havia negado um recurso do acusado, alegando que a decisão do ministro Dias Toffoli, que suspende a troca de informações com o Coaf sem autorização judicial, abrange apenas dados compartilhados com a Receita. No entanto, Gilmar lembrou que informações do Banco Central também são abarcadas pelo entendimento do presidente da Corte. ;Por esse motivo, não prospera a interpretação restritiva desenvolvida pelo juízo reclamado de que estariam alcançados pela suspensão determinada apenas os processos judiciais em que se discute o compartilhamento de dados para fins penais exclusivamente por parte da Receita Federal;, diz um trecho da decisão.

De acordo com Gilmar, os dados utilizados no processo são aprofundados, sendo que o Supremo já decidiu que ;o acesso às operações bancárias se limita à identificação dos titulares das operações e dos montantes globais mensalmente movimentados, ou seja, dados genéricos e cadastrais dos correntistas, vedada a inclusão de qualquer elemento que permita identificar sua origem ou a natureza dos gastos a partir deles efetuados;. A constitucionalidade da troca de informações financeiras de investigados, sem autorização da Justiça, será julgada em 21 de novembro no Supremo, caso não ocorram mudanças na agenda. (RS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação